Notícias

Metalúrgicos de Santa Catarina em greve

Geral, 30 de Maio de 2014 às 09:07h

 
 
 
Na tentativa de conseguir mais apoiadores, os metalúrgicos de Itajaí que estão paralisados tentaram entrar em uma empresa na manhã desta quinta-feira e foram impedidos pela Polícia Militar. O movimento chega ao seu quinto dia nesta sexta-feira e não há previsão de que os mais de 1.000 trabalhadores em greve retomem as atividades.
 
O confronto na manhã desta quinta foi em um estaleiro localizado no bairro Salseiros. Os trabalhadores mobilizados seguiram em passeata do bairro Cordeiros pela marginal da BR-101 até o estaleiro.
 
De acordo com o presidente do Sindicato dos Metalúrgicaos, Oscar João da Cunha, a intenção do grupo era entrar para convencer os trabalhadores do estaleiro a aderir à greve. A Polícia Militar acompanhava a manifestação e intercedeu para impedir a entrada, segundo o presidente.
 
Na porta de outra empresa os trabalhadores entregaram panfletos também com a intenção de convencer um maior número de colegas. Há mais de 1.000 trabalhadores da indústria naval e metal mecânica paralisados. Eles trabalham em um consórcio e uma empresa instalados na cidade responsáveis pela fabricação de plataformas para a extração de petróleo. A ideia dos trabalhadores é conseguir também que os operários de estaleiros cruzem os braços.
 
Os trabalhadores querem um reajuste salarial em torno de 11%, mas o sindicato propõe que o acréscimo fique em 6,62% (5,62% das perdas com a inflação e 1% de ganho real).
 
— Na cidade de Rio Grande (RS), uma empresa contratada pela Petrobrás deu 9% de acréscimo aos trabalhadores, não tem como o sindicato patronal nos oferecer só 1% de ganho real — disse Oscar da Cunha.
 
 
Fonte: Adaptamos de O Sol
 
Colaboração: Marko Ajdaric
 

Outras Notícias

Acesso restrito

Boletim Online

Cadastre-se e receba nossos boletins.

Parceiros