28 de abril – Dia Mundial em Memoria das Vitimas de Acidentes e Doenças do Trabalho
28 de abril – Dia Mundial em Memoria das Vitimas de Acidentes e Doenças do Trabalho
Proposto pelos movimentos sociais dos EUA, a data foi escolhida em função do dia 28 de abril de 1969, quando a explosão de uma mina em Farmington, no Estado da Virgínia, matou 78 trabalhadores. A iniciativa de criar um “Memorial Day” rapidamente alcançou os movimentos sociais e de trabalhadores de outros países, no Brasil o “Dia Mundial em Memoria das Vitimas de Acidentes e Doenças do Trabalho”, foi instituído em virtude da Lei Nº 11.121/2005.
.
Nesta data lembramos dos trabalhadores e trabalhadoras vitimados por acidentes do trabalho e por doenças profissionais e outras doenças relacionadas ao trabalho, e para lutar por melhores condições de trabalho, para que tais perdas humanas não voltem, a acontecer. E que não sejam toleradas e “naturalizadas” pela sociedade, pelos empregadores e pelos governos.
.
O DIESAT ressalta que o “28 de abril” deve ser lembrado todos os dias, atuando na promoção da saúde, na defesa dos direitos e na luta por melhores condições de saúde e trabalho para trabalhadores e trabalhadoras.
Natan teve uma longa e ativa trajetória na história dos Metalúrgicos na Bahia.
28 de abril – Dia Mundial em Memoria das Vitimas de Acidentes e Doenças do Trabalho
Decisão une Sindicato ao Ministério Público em favor aos trabalhadores.
Trabahadores estão satisfeitos com a ação do Sindicato em relação as melhorias negociadas com a RDA.
Empresa queria demitir grande número de trabalhadores mas o Sindicato agiu rápido e mudou a situação.
Facilitador da empresa estava assediando trabalhadores e o Sindicato cobrou uma atitude da Gerdau.
Nova norma (MTP nº 4219) determina que, tenha, pelo menos, 1 funcionário em todas empresas que cuide da prevenção e cuidados para este tipo de caso.
Dados da pesquisa realizada pelo PNAD mostram que no trimestre encerrado em outubro do ano passado, o número de desempregados era o mesmo de agora.
Empresa veio ocupara o lugar de antiga terceirizada na Oxiteno e pretendia reduzir salários e vale alimentação dos trabalhadores.
Empresa anunciou paralisação das atividades em fábrica de Camaçari, por tempo indeterminado.