O ministro do trabalho e emprego, Manoel Dias, participará do encerramento do 1º Seminário de Segurança e Saúde Ocupacional no setor Eletro-Metalmecânico em Chapecó (SC).
O evento é promovido pelos sindicatos dos trabalhadores e patronal das Indústrias Metalúrgicas, Mecânica e do Material Elétrico de Chapecó e Região (STIMME) e SIMEC. A reunião será realizada nesta quinta e sexta-feira (29 e 30) no auditório do Lang Palace Hotel.
O ministro fará o encerramento às 17 horas da sexta com a apresentação de um 'Diálogo sobre Relações do Trabalho no Brasil'. Para o presidente do STIMME, Pedro Campos Neto, a presença do ministro 'é motivo de orgulho e satisfação' por que 'qualifica e dimensiona a importância do seminário'.
Além de promover a conscientização e aperfeiçoamento sobre segurança e a saúde ocupacional, o sindicato dos metalúrgicos quer determinar o efetivo funcionamento das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes - CIPAs, nas empresas. 'Hoje elas só existem no papel'. Quando criadas 'apenas garantem a estabilidade no emprego' diz o sindicalista, para explicar que esta 'não é a finalidade das comissões'. Estas organizações devem preocupar-se 'única e exclusivamente' com a segurança, integridade e vida do metalúrgico.
O seminário defenderá a reativação das CIPAs extintas para que cumpram a responsabilidade de orientar, buscando a redução de acidentes no trabalho 'num setor que faz mover as engrenagens do planeta'. Pedro Campos destaca que o metalúrgico é 'um profissional de excelência' por estar presente desde a confecção de um pivô para dente ou de um simples alfinete, até a fabricação do trem, do navio e do avião.
Programação
O seminário será aberto às 8 horas desta quinta-feira e às 9 horas será ministrada a palestra 'NR 12 - Aspectos Técnicos' pelo engenheiro e auditor do trabalho Ricardo Bessa Albuquerque. Ainda pela manhã o auditor do trabalho Gustavo Fontanesi Sant´Ana falará sobre a 'NR 15 – Proteção, insalubridade, periculosidade, aerodispersóides na indústria metalúrgica'.
Às 13:30 horas, a terceira palestra com o tema 'Dúvidas mais frequentes na área trabalhista' vai ser proferida pelo gerente regional do Trabalho e Emprego de Chapecó, Valter Paulo Fuck. A 'NR 5 - Comissão Cipa' é assunto a ser abordado às 15 horas pelo chefe estadual da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Santa Catarina, Roberto Lodetti. Às 16:15, o ergonomista e auditor do trabalho Paulo Roberto Cervo fala sobre a 'NR 17 - ergonomia no setor metalúrgico'.
Na sexta-feira apenas uma palestrante ocupará a programação. O médico do trabalho e perito médico Ariel Guimarães Fonseca, falará sobre 'Direito Previdenciário' o dia todo. O médico é um dos maiores especialistas da área a nível nacional e autor do livro 'Direito Previdenciário', que está na 5ª edição. Como o assunto é muito complexo 'decidido ampliar o espaço ao palestrante de renome nacional', justifica Campos Neto.
Fonte: adpatamos de STIMME
Colaboração: Marko Ajdaric
Natan teve uma longa e ativa trajetória na história dos Metalúrgicos na Bahia.
28 de abril – Dia Mundial em Memoria das Vitimas de Acidentes e Doenças do Trabalho
Decisão une Sindicato ao Ministério Público em favor aos trabalhadores.
Trabahadores estão satisfeitos com a ação do Sindicato em relação as melhorias negociadas com a RDA.
Empresa queria demitir grande número de trabalhadores mas o Sindicato agiu rápido e mudou a situação.
Facilitador da empresa estava assediando trabalhadores e o Sindicato cobrou uma atitude da Gerdau.
Nova norma (MTP nº 4219) determina que, tenha, pelo menos, 1 funcionário em todas empresas que cuide da prevenção e cuidados para este tipo de caso.
Dados da pesquisa realizada pelo PNAD mostram que no trimestre encerrado em outubro do ano passado, o número de desempregados era o mesmo de agora.
Empresa veio ocupara o lugar de antiga terceirizada na Oxiteno e pretendia reduzir salários e vale alimentação dos trabalhadores.
Empresa anunciou paralisação das atividades em fábrica de Camaçari, por tempo indeterminado.