Notícias

Gerdau lucra milhões e trabalhadores ganham brindes

Geral, 19 de Maio de 2014 às 17:00h

Empresa incentiva a geração de ideias e, no final, trabalhador tem criatividade usurpada.

Trabalhador na ativa em uma das unidades da Gerdau no Brasil. Foto: Paulo Fridman/Bloomberg News
 
 
O relatório anual divulgado pela Gerdau traz informações bem detalhadas dos programas participativos, que visam incentivar a criatividade e o trabalho em equipe de seus colaboradores promovendo a melhoria contínua de seus processos. 
 
Seria tudo maravilhoso, não fosse à realidade descabida no que se refere à divisão de valores. No ano passado, foram gerados 107 mil sugestões com ganhos de 44 milhões de dólares de lucros para a empresa, mas os trabalhadores, que são os responsáveis pelas boas ideias geradas e transformadas em riqueza mensurável para a Gerdau, não recebem como deveriam, por direitos autorais, em cumprimento pela Legislação Brasileira. 
 
O Projeto Ideias visa promover programas e ações que possam gerar lucros para a empresa e está dentro de um Projeto ainda maior, o de Metas. Logo, o trabalhador se vê pressionado a produzir ideias lucrativas para alcançar as metas e, assim, receber um prêmio que não equivale ao valor de lucro que gera para a Gerdau.
 
Dentro do projeto, as ideias que visam promover segurança e melhorias no local de trabalho não são mensuráveis, logo, empresa acaba por desprestigiar aquilo que, não só é de sua obrigação, como também, é de fundamental importância para a qualidade de vida do trabalhador no ambiente de trabalho. 
 
Sendo assim, não há a compensação devida e o projeto acaba virando uma máquina de usurpar ideias de colaboradores para benefício próprio da Gerdau.
 
O Sindicato orienta os trabalhadores a continuar participando do projeto sem que percam de vista a dimensão que suas ideias podem proporcionar em lucros para a empresa, cobrando aquilo que lhe é devido e de direito.
 
Galeria de fotos no site Exame, mostra lucro da Gerdau no º trimestre de 2014.
 
Veja matéria sobre este lucro no link abaixo:
 
 

Outras Notícias

Acesso restrito

Boletim Online

Cadastre-se e receba nossos boletins.

Parceiros