Notícias

95 demissões na Tecumseh do Brasil

Geral, 12 de Março de 2014 às 10:25h

Uma audiência solicitada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos (na região de Ribeirão Preto, SP) para debater as demissões em massa praticadas pela Tecumseh do Brasil no mês de fevereiro, aconteceu na última quinta-feira (dia 6), no Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, que tem sede em Campinas [sim, o estado de São Paulo sedia mais de um TRT.

 
 
A partir de um acordo judicial, a direção da empresa terá que indenizar os 95 trabalhadores demitidos com um valor referente a quatro dias para cada ano trabalhado, R$ 100 em ticket alimentação no período de seis meses, preferência na recontratação nos próximos 12 meses, e  - para realizar demissões - a empresa terá que discutir com a direção do sindicato, antes.
 
Para o presidente do sindicato, Erick Silva, tudo o que está ao alcance da entidade para garantir os empregos dos trabalhadores está sendo feito: "conseguimos deixar claro para empresa a importância dos empregos para a nossa cidade e temos buscado discutir alternativas para garantir o futuro dos trabalhadores. 
 
Acredito que conseguimos afastar o fantasma das demissões em massa não só na Tecumseh, mas em toda a cidade; afinal, patrão nenhum pode chegar e fazer demissões em massa, existe lei para combater isso", explicou.
 
Na assembleia realizada na sede da entidade, no domingo (dia 9), os trabalhadores aprovaram o encaminhamento de continuar mobilizados e não descartam a possibilidade de paralisar a produção, caso a empresa não cumpra o acordo  judicial.
 
De acordo com Vanderlei Strano, os trabalhadores precisam se conscientizar e estar mobilizados para lutar não só por aqueles que foram demitidos, mas pelo futuro do emprego de todos. "O debate que estamos fazendo é sobre o futuro, é isso que está em jogo. Se não estivermos firmes e mobilizados neste propósito teremos outra CBT em São Carlos", afirmou o vice-presidente do sindicato.
 
 
Colaboração: Marko Ajdaric
 

Outras Notícias

Acesso restrito

Boletim Online

Cadastre-se e receba nossos boletins.

Parceiros