Notícias

Fórum Nacional de Mineração

Geral, 24 de Fevereiro de 2014 às 14:26h

O Fórum Nacional de Mineração, realizado pela LIDE – empresa do grupo DGRUPO DORIA, reuniu, no dia 21 de fevereiro, em Belo Horizonte, autoridades e empresários do setor. Mas, a FETIM (Federação dos Metalúrgicos e Mineiros da Bahia) participou do evento. O diretor da entidade, Aurelino Bispo, que também é presidente do STIM Candeias, representou a categoria.

 

O evento teve como principal tema a discussão do novo código de mineração brasileira, além da falta de infraestrutura e logística para viabilização de projetos e produção mineral no país. Para o ministro de Minas e Energia, Edson Lobão, o Brasil precisa de uma legislação mais segura para investimento na área. Ele destacou ainda que o novo código de mineração brasileira é um documento muito importante para o Brasil, pois congrega oportunidades e desafios.
 
Fatos importantes durante o evento foram os pronunciamentos dos representantes das mineradoras sobre a boa qualidade de mão-de-obra dos trabalhadores  brasileiros para o setor. O Brasil tem boa tecnologia, guardando somente investimento e desburocratização para avançar.
 
Ao final, todos representantes das empresas e autoridades presentes elaboram um documento denominado "CARTA MINAS E O LEGADO DO FORUM DE MINERAÇÃO", que será enviado ao Governo Federal, e para Congresso Nacional, reforçando a real importância da aprovação do novo Código.
 
"Para nós, representantes dos trabalhadores, foi muito importante poder enxergar como está pensando o capital a respeito do setor mineral e, quais suas expectativas. A gora é hora de traçar planejamento para fazer frente às demandas dos trabalhadores e com conhecimento cobrar agilidade dos governos na aplicação de politicas de investimentos para este setor e, por outro lado, conquistar melhores condições de trabalho e avançando no social", disse Aurelino Bispo.
 

 

Outras Notícias

Acesso restrito

Boletim Online

Cadastre-se e receba nossos boletins.

Parceiros