Notícias

Desabamento em mina ilegal deixa pelo menos 200 operários soterrados

Geral, 19 de Fevereiro de 2014 às 08:15h

As autoridades sul-africanas divulgaram, na tarde do domingo (dia 16), a informação de que equipes de emergência foram enviadas para uma mina de ouro ilegal, nas proximidades da cidade de Johanesburgo, aonde ocorreu um desabamento, deixando pelo menos 200 operários soterrados.

Equipe de resgate tenta resgatar os mineiro soterrados.  Foto: taboide inglês Metro
 
 
De acordo com as primeiras informações, as equipes de resgate chegaram ao local do desabamento, e rapidamente conseguiram se comunicar com 30 mineiros que se encontravam presos.
 
Segundo o porta-voz da Organização de Socorros de Emergência ER24 da África do Sul, Wemer Vermaak, os mineiros presos disseram que existem mais 200 homens presos, soterrados.
 
Ainda não há previsão de quando os trabalhos de resgate irão terminar, já que o socorro ás vítimas será lento, devido à fragilidade do local, que pode desabar novamente.
 
A princípio, os 30 sobreviventes que se encontram mais próximos da superfície estão sãos e salvos, não apresentando ferimentos graves, apenas escoriações. Eles devem ser os primeiros a ser resgatados.
 
Uma imensa rocha que desabou sobre a mina, fechando-a, dificulta os trabalhos de resgate, já que não é possível dinamitá-la sem provocar novos desmoronamentos.
 
Existem na África do Sul, e também em vários outros países do continente africano, dezenas de minas abandonadas, as quais são ocupadas por mineiros desempregados.
 
Estima-se que o valor total de ouro e de pedras preciosas extraídas dessas minas clandestinas, sem que haja qualquer tipo de segurança, é de aproximadamente R$ 1,3 bilhão ao ano, sendo que parte deste dinheiro financia a máfia local e internacional.
 
 
 
Com informações das Agências AFP e Reuters. 
 
Colaboração: Marko Ajdaric 

Outras Notícias

Acesso restrito

Boletim Online

Cadastre-se e receba nossos boletins.

Parceiros