Notícias

Insegurança e assédio moral na Gerdau

Geral, 13 de Fevereiro de 2014 às 10:56h

Depois das mudanças ocorridas na Aciaria, após a troca do gestor, alguns facilitadores estão descumprindo a política integrada de segurança da Gerdau e assediando os trabalhadores no chão de fábrica.

 
 
Situações como a liberação de equipamentos sem condições de operação, assédio moral com piadas indiretas aos trabalhadores, praticado pelos facilitadores são alguns dos fatos que estão ocorrendo com frequência na empresa. Sem falar nas reuniões onde os trabalhadores são obrigados a aceitar troca de horários e a ficar à disposição da empresa nos seus dias de folgas.
 
Como se não bastasse, os facilitadores reduzem o número de trabalhadores, sobrecarregando as atividades das equipes. “Sem contar que estamos falando de um ambiente desgastante e insalubre”, completa um diretor do Sindicato.
 
Por conta destas práticas, o trabalhador têm tido dificuldade de fazer as suas refeições de maneira adequada e o direito ao descanso que é garantido por lei.
 
O que impressiona e revolta a entidade é o fato de os gestores da Usina e da Aciaria terem conhecimento dos fatos e demonstrarem total descaso com a situação. “Essa atitude reflete na segurança dos trabalhadores que já convivem com várias ocorrências de descumprimento de padrões”, afirma um diretor do Sindicato.
 
O sindicato está cobrando do RH uma posição de intervenção nas práticas dos tais facilitadores e tenta buscar um diálogo com o gestor da empresa para uma solução imediata, mas a situação parece não ser importante para a gestão. “O que percebemos é uma falta de entendimento e interesse em resolver os problemas dos trabalhadores e o futuro da Aciaria, pois, do jeito que está, não dá”, explica Robison Rosa, diretor do Sindicato.
 
O Sindicato tomará uma posição junto com os trabalhadores para impedir a prática destes facilitadores da Aciaria em produzir a qualquer custo sem medir as consequências. A Gerdau precisa colocar em prática a sua política de segurança, os princípios e valores para um bom ambiente de trabalho. Caso seja necessário, a Justiça será acionada para cumprimento do acordo.
 
 
 

 

Outras Notícias

Acesso restrito

Boletim Online

Cadastre-se e receba nossos boletins.

Parceiros