No dia 29 de janeiro, o Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense e os trabalhadores da PSA Peugeot Citroën conquistaram uma vitória que eles chamam de 'inédita', no Brasil.
Apesar da redução de um turno, a partir do dia 17 de fevereiro, os trabalhadores conseguiram manter seus salários integrais e todos os benefícios que a empresa oferece. As negociações para garantir a manutenção dos empregos, envolvendo a direção de RH e industrial da PSA e a direção do sindicato, estão acontecendo desde o final do ano passado.
O acordo aprovado pelos funcionários da PSA prevê a suspensão do contrato de trabalho durante cinco meses por turno. Os trabalhadores receberão do Fundo de Amparo ao Trabalhador do Ministério do Trabalho uma “Bolsa Qualificação”, com valor equivalente ao que receberiam do seguro-desemprego, e a PSA complementará este valor até chegar a 100% do salário que recebiam. Além disso, a empresa oferecerá um curso de qualificação durante o período que ficarem afastados. Os benefícios existentes também serão mantidos, e mais os que forem conquistados no Acordo Coletivo, assinado durante a vigência da suspensão.
Assim, os empregos destes metalúrgicos estão garantidos por, pelo menos, mais 15 meses e, caso a empresa recupere o mercado nesse período, todos os três turnos voltarão a operar normalmente.
A partir de comunicado do Sindicato dos Metalúrgicos de Volta Redonda
Colaboração: Marko Ajdaric
Natan teve uma longa e ativa trajetória na história dos Metalúrgicos na Bahia.
28 de abril – Dia Mundial em Memoria das Vitimas de Acidentes e Doenças do Trabalho
Decisão une Sindicato ao Ministério Público em favor aos trabalhadores.
Trabahadores estão satisfeitos com a ação do Sindicato em relação as melhorias negociadas com a RDA.
Empresa queria demitir grande número de trabalhadores mas o Sindicato agiu rápido e mudou a situação.
Facilitador da empresa estava assediando trabalhadores e o Sindicato cobrou uma atitude da Gerdau.
Nova norma (MTP nº 4219) determina que, tenha, pelo menos, 1 funcionário em todas empresas que cuide da prevenção e cuidados para este tipo de caso.
Dados da pesquisa realizada pelo PNAD mostram que no trimestre encerrado em outubro do ano passado, o número de desempregados era o mesmo de agora.
Empresa veio ocupara o lugar de antiga terceirizada na Oxiteno e pretendia reduzir salários e vale alimentação dos trabalhadores.
Empresa anunciou paralisação das atividades em fábrica de Camaçari, por tempo indeterminado.