Notícias

RJ: empregos de metalúrgicos são garantidos por mais 15 meses

Geral, 10 de Fevereiro de 2014 às 09:50h

No dia 29 de janeiro, o Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense e os trabalhadores da PSA Peugeot Citroën conquistaram uma vitória que eles chamam de 'inédita', no Brasil.

Apesar da redução de um turno, a partir do dia 17 de fevereiro, os trabalhadores conseguiram manter seus salários integrais e todos os benefícios que a empresa oferece. As negociações para garantir a manutenção dos empregos, envolvendo a direção de RH e industrial da PSA e a direção do sindicato, estão acontecendo desde o final do ano passado.

O acordo aprovado pelos funcionários da PSA prevê a suspensão do contrato de trabalho durante cinco meses por turno. Os trabalhadores receberão do Fundo de Amparo ao Trabalhador do Ministério do Trabalho uma “Bolsa Qualificação”, com valor equivalente ao que receberiam do seguro-desemprego, e a PSA complementará este valor até chegar a 100% do salário que recebiam. Além disso, a empresa oferecerá um curso de qualificação durante o período que ficarem afastados.  Os benefícios existentes também serão mantidos, e mais os que forem conquistados no Acordo Coletivo, assinado durante a vigência da suspensão.

Assim, os empregos destes metalúrgicos estão garantidos por, pelo menos, mais 15 meses e, caso a empresa recupere o mercado nesse período, todos os três turnos voltarão a operar normalmente.

 

A partir de comunicado do Sindicato dos Metalúrgicos de Volta Redonda

Colaboração: Marko Ajdaric

Outras Notícias

Acesso restrito

Boletim Online

Cadastre-se e receba nossos boletins.

Parceiros