Centenas de militantes se reuniram no auditório do STIM Camaçari para a posse da nova coordenação da Unegro no município.
Mais de 120 militantes estiveram presentes na posse da nova coordenação da Unegro, nesta quinta (06), no auditório do Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari. Um ato histórico para a Entidade no município. Dentre eles, dezenas de metalúrgicos do Complexo Ford, prestigiaram o evento e representaram a categoria.
Os metalúrgicos Valdinei Carvalho, Everaldo Vieira, Naelson Pereira e Edson Giopp estão entre os nove militantes que tomaram posse das coordenações da Unegro de Camaçari. Durante o ato, as pautas de reivindicações ao Governo foram apresentadas aos presentes.
Para Everaldo Vieira, membro da coordenação estadual e Nacional da entidade, a Unegro acumulou um grande capital político mobilizando mais de 120 pessoas para o ato, se consolidando a maior entidade com força politica do movimento social negro em Camaçari e Região, e que, com este capital, sempre orientou e colocou a entidade nas ruas, bairros, indústrias, e nos mais variados debates dos seguimentos religiosos e comunidades tradicionais, participando diretamente de todo calendário de atividades no Município com grande protagonismo. “Com toda certeza, o novo coordenador dará continuidade e certamente ampliação aos trabalhos. Agradeço a toda militância e a coordenação anterior, que juntos, colocaram a UNEGRO em um excelente patamar”, diz Everaldo.
Jeronimo Silva, secretário geral da entidade Nacional e coordenador na Bahia, esteve presente e parabenizou o conjunto da coordenação e da militância. Ele afirmou ainda, que a entidade de Camaçari tem presença maciça, sempre se destacou e elevou a luta politica através das ações e atividades desenvolvidas nestes últimos sete anos na cidade, fora do Município e do Estado. “Neste sentido, a Unegro sempre jogou e jogará um grande papel nos debates e na construção de ações para se consolidar a politica de promoção da igualdade no Município e de outras Regiões”, destaca Jeronimo.
Todos os empossados estarão à frente das coordenações da Unegro de Camaçari durante o próximo triênio. Confira abaixo as propostas de pautas apresentadas:
1 - Implementação da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial
2 - Implementação do Conselho Municipal para a Promoção da Igualdade Racial Deliberativo e Consultivo
3 – Rediscussões, aprovação e cumprimento do Estatuto Municipal da Igualdade Racial sancionada pelo então Presidente da República nos últimos 10 anos
4 – Sancionamento do feriado de 20 de Novembro, no município, em celebração à Zumbi dos Palmares
5 – Estabelecer políticas de cotas raciais como ações afirmativa nas Universidades, Indústrias, Escolas e estruturas de Governo, bem como a implementação do programa de Combate ao Racismo Institucional (PCRI)
6 – Instalação da estátua de Zumbi dos Palmares em praças públicas
7 – Reconhecimento, valorização e mais investimentos aos movimentos sociais, sobretudo, ao movimento negro que tem acúmulo, história e ações políticas na cidade e região, contribuindo com a manutenção do projeto político deste governo de Camaçari