Ipatinga (MG)– Na sexta-feira (dia 17), os trabalhadores da Usimec aprovaram em assembleia a proposta de reajuste salarial apresentada pela empresa.
[foto do arquivo Sindipa: atividade de outubro de 2013]
De acordo com a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Ipatinga (Sindipa) [cujo site está fora do ar], 1.594 trabalhadores votaram na assembleia, realizada na portaria da empresa, e 63,63% aprovaram a proposta.
A Usimec propôs um reajuste salarial de 6% retroativo ao mês da data-base, que é novembro, abono de R$ 1.200,00 e antecipação da PLR no valor de R$ 200,00.
Para a direção do sindicato, a votação demonstrou que os trabalhadores sabem que a proposta está muito longe das perdas acumuladas nos últimos anos. Os diretores acreditam que 'da mesma maneira que aconteceu na Usiminas, a proposta só foi aprovada pelo aperto nas contas, pois o salário está arrochado há muitos anos enquanto as contas só sobem, como aluguel, IPTU, alimentação, material escolar”.
A assembleia para votação da contra proposta apresentada pelas empresas Delta, Sankyu, Magnesita e Convaço será realizada nesta terça-feira (dia 21). As urnas ficarão disponíveis nas portarias 2 e 3 da Usiminas, das 5:30 às 17:30 horas.
Fonte: Com informaçoes do portal Plox
Colaboração: Marko Ajdaric
Natan teve uma longa e ativa trajetória na história dos Metalúrgicos na Bahia.
28 de abril – Dia Mundial em Memoria das Vitimas de Acidentes e Doenças do Trabalho
Decisão une Sindicato ao Ministério Público em favor aos trabalhadores.
Trabahadores estão satisfeitos com a ação do Sindicato em relação as melhorias negociadas com a RDA.
Empresa queria demitir grande número de trabalhadores mas o Sindicato agiu rápido e mudou a situação.
Facilitador da empresa estava assediando trabalhadores e o Sindicato cobrou uma atitude da Gerdau.
Nova norma (MTP nº 4219) determina que, tenha, pelo menos, 1 funcionário em todas empresas que cuide da prevenção e cuidados para este tipo de caso.
Dados da pesquisa realizada pelo PNAD mostram que no trimestre encerrado em outubro do ano passado, o número de desempregados era o mesmo de agora.
Empresa veio ocupara o lugar de antiga terceirizada na Oxiteno e pretendia reduzir salários e vale alimentação dos trabalhadores.
Empresa anunciou paralisação das atividades em fábrica de Camaçari, por tempo indeterminado.