Amanhã, (dia 18), sindicalistas de várias partes do mundo prestarão uma homenagem ao dirigente sindical Igor Urrutikoetxea Bilbao, falecido em novembro de 2013, em consequência de um afogamento no Rio de Janeiro.
Igor tinha 38 anos e era secretário de Relações Internacionais da Central Sindical Basca, a LAB; de 2011 a 2013 esteve à frente da secretaria geral da União Internacional dos Sindicatos Metalúrgicos e da Mineração (UIS Metal), que em seu último congresso elegeu uma nova diretoria. Formado em direito, ele também integrava o conselho da Federação Sindical Mundial (FSM).
Para o presidente nacional da CTB, o baiano Adilson Araújo, que participará da atividade, este será um reconhecimento do papel que o homenageado desempenhou na construção de uma condição mais promissora para a classe trabalhadora internacional. 'A CTB soma-se nesta mensagem de pesar, manifestando solidariedade aos familiares apostando em manter a chama acesa da luta por igualdade e fraternidade', disse Adilson.
Também integram a delegação brasileira o presidente, o secretário-geral e o secretário de relações internacionais da Fitmetal (Federação Interestadual de Metalúrgicos e Metalúrgicas do Brasil): Marcelino da Rocha, Wallace Paz e Francisco Sousa respectivamentel. Para Francisco, a iniciativa irá reafirmar o compromisso de dar continuidade ao trabalho iniciado por Igor.
'Esta homenagem tenta retribuir a contribuição dele na reconstrução de um ramo importante da FSM que são os metalúrgicos e trabalhadores em minas', sublinhou Marcelino. O colega Wallace fez questão de ressaltar o 'amigo, solidário e grande camarada' que Igor representava, para ele é preciso' continuar a luta por uma sociedade mais igualitária para que os trabalhadores exerçam seu papel de fato'.
A atividade ocorrerá em Lezama, cidade natal de Igor, no País Basco.
Com informações da CTB
Colaboração: Marko Ajdaric
Natan teve uma longa e ativa trajetória na história dos Metalúrgicos na Bahia.
28 de abril – Dia Mundial em Memoria das Vitimas de Acidentes e Doenças do Trabalho
Decisão une Sindicato ao Ministério Público em favor aos trabalhadores.
Trabahadores estão satisfeitos com a ação do Sindicato em relação as melhorias negociadas com a RDA.
Empresa queria demitir grande número de trabalhadores mas o Sindicato agiu rápido e mudou a situação.
Facilitador da empresa estava assediando trabalhadores e o Sindicato cobrou uma atitude da Gerdau.
Nova norma (MTP nº 4219) determina que, tenha, pelo menos, 1 funcionário em todas empresas que cuide da prevenção e cuidados para este tipo de caso.
Dados da pesquisa realizada pelo PNAD mostram que no trimestre encerrado em outubro do ano passado, o número de desempregados era o mesmo de agora.
Empresa veio ocupara o lugar de antiga terceirizada na Oxiteno e pretendia reduzir salários e vale alimentação dos trabalhadores.
Empresa anunciou paralisação das atividades em fábrica de Camaçari, por tempo indeterminado.