Uma das maiores multinacionais de mineração do mundo deve anunciar ainda este ano investimento de cerca de R$ 10 bilhões na Bahia para produzir e beneficiar bauxita, mineral utilizado em abrasivos, cimento, produtos químicos e também na siderurgia.
Trata-se do maior investimento em bauxita do mundo. O anúncio, segundo fontes ligadas ao mercado de mineração, depende da análise da empresa sobre o desenvolvimento dos trabalhos da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) e do resultado da votação que vai definir o novo marco regulatório da mineração brasileira, em tramitação no Congresso.
50 municípios beneficiados
Não é só o volume de investimento que faz deste um projeto gigantesco. De acordo com as informações obtidas pela coluna, a multinacional encontrou bauxita em aproximadamente 50 municípios localizados nas regiões Sul e Sudoeste, por isso a importância da Fiol para o empreendimento. Consultada, a Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração confirmou que há um protocolo de intenções assinado entre o governo e uma mineradora estrangeira. E não falou alegando cláusula de confidencialidade. O secretário James Correa, contudo, aproveitou para cobrar celeridade para a conclusão da Fiol. Segundo ele, um total de R$ 35 bilhões em investimentos de diversas mineradoras depende da ferrovia para ser concretizado.
Fonte: Correio da Bahia
Colaboração: Marko Ajdaric
Natan teve uma longa e ativa trajetória na história dos Metalúrgicos na Bahia.
28 de abril – Dia Mundial em Memoria das Vitimas de Acidentes e Doenças do Trabalho
Decisão une Sindicato ao Ministério Público em favor aos trabalhadores.
Trabahadores estão satisfeitos com a ação do Sindicato em relação as melhorias negociadas com a RDA.
Empresa queria demitir grande número de trabalhadores mas o Sindicato agiu rápido e mudou a situação.
Facilitador da empresa estava assediando trabalhadores e o Sindicato cobrou uma atitude da Gerdau.
Nova norma (MTP nº 4219) determina que, tenha, pelo menos, 1 funcionário em todas empresas que cuide da prevenção e cuidados para este tipo de caso.
Dados da pesquisa realizada pelo PNAD mostram que no trimestre encerrado em outubro do ano passado, o número de desempregados era o mesmo de agora.
Empresa veio ocupara o lugar de antiga terceirizada na Oxiteno e pretendia reduzir salários e vale alimentação dos trabalhadores.
Empresa anunciou paralisação das atividades em fábrica de Camaçari, por tempo indeterminado.