Notícias

STIM Bahia se reúne com a Mac Engenharia e Tectenge

Geral, 19 de Julho de 2013 às 16:28h

Dirigentes do Sindicato dos Metalúrgicos da Bahia participaram de duas reuniões de mediação na semana passada, na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego. As empresas confrontadas foram a Mac Engenharia, no dia 16, e a Tectenge, no dia 15.

A reunião com a Mac teve como objetivo a cobrança do pagamento de banco de horas a 200 trabalhadores. A empresa se defende, alegando que não existe esta modalidade na fábrica. Por conta disso, ficou decidido que entidade e empresa se reunirão nos primeiros dias de agosto para a comprovação ou não da existência deste banco de horas. Se for comprovado, será negociado um prazo para o pagamento. Vale ressaltar que o sindicato não concorda com a existência de banco de horas. Caso esteja ocorrendo, o trabalhador pode e deve denunciar a prática à entidade.

Quanto ao plano de saúde, a empresa garantiu que já está tudo regularizado. Em caso de falta de atendimento de consultas ou exames, o trabalhador deve entrar em contato com o sindicato para que as providências legais sejam tomadas.

Com a Tectenge, a reunião foi marcada por diversos debates. Os representantes da empresa entregaram uma cópia do laudo pericial de periculosidade/insalubridade, onde salientam que quatro trabalhadores foram beneficiados no seu contrato de prestação de serviços, com o Ministério da Fazenda. A empresa se comprometeu a se esforçar ao máximo para realizar o pagamento e aviso correto de férias, de acordo com a lei e os Instrumentos Coletivos de Trabalho. Ainda assim, o mediador da reunião, enviou processo para a Ação Fiscal necessária.

Os compromissos serão analisados e acompanhados de perto pela entidade. Em caso de descumprimento, novos processos serão abertos. O Sindicato não permitirá que os trabalhadores sejam lesados e tenham os seus direitos negados.

Outras Notícias

Acesso restrito

Boletim Online

Cadastre-se e receba nossos boletins.

Parceiros