Notícias

Toshiba: Justiça determina plano de saúde até o final do julgamento

Geral, 20 de Dezembro de 2013 às 12:16h

A Justiça do Trabalho determinou nesta quinta-feira que a Semp Toshiba mantenha o plano de saúde dos trabalhadores demitidos até o final do julgamento da ação movida pelo Sindicato dos Metalúrgicos da Bahia. A decisão é uma vitória importantíssima para os funcionários, que perderam os empregos com o inesperado e arbitrário fechamento da fábrica, no dia 29 de novembro. A sentença ainda prevê multa de R$ 1 mil por cada trabalhador e dia sem cobertura.


A próxima audiência do caso Toshiba está marcada para o dia 8 de janeiro, às 9h, no Tribunal Regional do Trabalho, próximo à sede do Sindicato, no bairro de Nazaré. A presença dos trabalhadores é fundamental.


GOVERNO
A Luta contra o fechamento ganhou um apoio importante. Nesta quinta-feira (19), o secretário estadual do Trabalho, Nilton Vasconcelos, recebeu o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Bahia, Adson Batista, e se comprometeu em tomar providências para tentar reverter a decisão da empresa ou minimizar os impactos da demissão em massa.

 

O secretário manifestou sua disposição em manter contato permanente com os órgãos de fiscalização, com o Ministério Público do Trabalho e a Justiça do Trabalho. "Fomos tomados de surpresa, não houve qualquer negociação prévia. A empresa não pode fechar as portas depois de tantos benefícios obtidos para o seu funcionamento, deixando desprotegidos os trabalhadores", destacou o secretário.

 


Para o presidente do Sindicato, Adson Batista, o apoio do governo é fundamental para fortalecer a luta pela permanência da empresa na Bahia. “A abertura de diálogo é importante para buscar uma alternativa que não seja a demissão em massa. Afinal, essa decisão da Toshiba, sem possibilidade de negociação, é um absurdo”, diz.
 

Outras Notícias

Acesso restrito

Boletim Online

Cadastre-se e receba nossos boletins.

Parceiros