Um Símbolo da luta contra a segregação racial e a maior referência na defesa dos direitos humanos, ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 1993. Nelson Mandela foi um grande líder na luta contra o neocolonialismo. Dedicou a vida a defender os oprimidos e defendeu a liberdade e a igualdade de direitos em seu país. Sua luta transpôs fronteiras e ele se tornou um dos mais importantes líderes do planeta. Mandela representa a luta pela Emancipação da Humanidade.
Com a força de um libertador traduziu a luta contra a apartheid (o sistema segregacionista da África do Sul), pela luta dos direitos civis, humanos e pela soberania de seu país. Primeiro presidente livre de uma das nações que compõe o berço da humanidade, Mandela se constrói no cenário contemporâneo das lutas de classe, e de direitos como um Herói para vários povos em todo mundo.
Nós tivemos a oportunidade de ver, ouvir, e apreender toda a grandeza desse líder guerreiro, uma criatura de luz.
Por essas e outras ações que precisamos fortalecer o dia 18 de julho, dia de seu aniversário, em que a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu em sua homenagem o Dia Internacional Nelson Mandela. É neste dia em que devemos mais doque nunca, em sua memória, levantar bem alto a bandeira pela liberdade, pela superação da exploração do homem pelo homem, por igualdade de direitos, e condição.
A vida de Mandela inspira a todos para o engajamaneto na luta por uma sociedade justa, fraterna e de respeito a todas as diferenças. Onde todos possam desfrutar de uma vida digna e com trabalho decente.
Por isso á importância e necessidade do fortalecimento da luta politica, na perspectiva de se estabelecer a igualdade de oportunidade entre todas e todos, ou seja a classe trabalhadora precisa ampliar a consciência negra, e criar mecanismos para o enfrentamento ao racismo e as desigualdades no mundo do trabalho, e para isso é de fundamental importância os debates políticos sindicais com ampliação das causas econômicas e sociais, sem perder de vista o recorte racial. Por uma sociedade mais justa, soberana e democrática. E Viva a Classe Trabalhadora!
Everaldo Vieira, é Secretário de combate á discriminação da FETIM - BA
"O bravo não é quem não tem medo, mas quem vence esse medo"
Nelson Mandela
Natan teve uma longa e ativa trajetória na história dos Metalúrgicos na Bahia.
28 de abril – Dia Mundial em Memoria das Vitimas de Acidentes e Doenças do Trabalho
Decisão une Sindicato ao Ministério Público em favor aos trabalhadores.
Trabahadores estão satisfeitos com a ação do Sindicato em relação as melhorias negociadas com a RDA.
Empresa queria demitir grande número de trabalhadores mas o Sindicato agiu rápido e mudou a situação.
Facilitador da empresa estava assediando trabalhadores e o Sindicato cobrou uma atitude da Gerdau.
Nova norma (MTP nº 4219) determina que, tenha, pelo menos, 1 funcionário em todas empresas que cuide da prevenção e cuidados para este tipo de caso.
Dados da pesquisa realizada pelo PNAD mostram que no trimestre encerrado em outubro do ano passado, o número de desempregados era o mesmo de agora.
Empresa veio ocupara o lugar de antiga terceirizada na Oxiteno e pretendia reduzir salários e vale alimentação dos trabalhadores.
Empresa anunciou paralisação das atividades em fábrica de Camaçari, por tempo indeterminado.