Trabalhadores e dirigentes sindicais da CTB fizeram uma grande manifestação na manhã desta terça-feira (26/11), em Salvador, para cobrar a redução da taxa básica de juros da economia e a geração de mais empregos, com melhor distribuição de renda. O ato, realizado conjuntamente com a Nova Central Sindical, aconteceu em frente ao Banco Central, na avenida Garibaldi.
Dezenas de trabalhadores compareceram ao evento e se revezaram ao microfone para conclamar a população a participar do dia nacional de mobilização por menos juros e mais desenvolvimento. “A sociedade está cobrando a geração de mais empregos, melhor distribuição de renda, mais saúde e educação para o povo. Cabe aos movimentos sociais cobrar isso e nós das centrais, estamos fazendo o nosso papel”, afirmou José Ramos, presidente da Nova Central.
Os manifestantes lembraram ainda da grande marcha realizada em Brasília no mesmo horário e reforçaram a necessidade de que todos se juntem para pressionar o governo a mudar a política econômica vigente, privilegiando ações que aumentem os investimentos nas áreas sociais e favoreçam os setores produtivos da economia.
“O Brasil avançou muito nos últimos anos, mas nós queremos mais políticas que melhorem as condições de vida de toda a população e, a redução dos juros é fundamental para que isso aconteça. A taxa de juros influencia diretamente na vida de todos, pois os juros altos reduzem o poder dos trabalhadores e trabalhadoras, principalmente daqueles que precisam comprar a prazo”, lembrou a vice-presidente da CTB Bahia, Rosa Souza.
Rosa ressaltou ainda a importância da união das centrais sindicais em torno das bandeiras prioritárias da classe trabalhadora como o fim do fator previdenciário, a defesa do SUS, mais empregos, educação e saúde de qualidade. “A luta das centrais pela redução dos juros não acaba aqui, vamos continuar nas ruas pautando as discussões com o governo e representando os trabalhadores na luta por melhores condições de vida”, concluiu.
Fonte: Eliane Costa - CTB-BA
Natan teve uma longa e ativa trajetória na história dos Metalúrgicos na Bahia.
28 de abril – Dia Mundial em Memoria das Vitimas de Acidentes e Doenças do Trabalho
Decisão une Sindicato ao Ministério Público em favor aos trabalhadores.
Trabahadores estão satisfeitos com a ação do Sindicato em relação as melhorias negociadas com a RDA.
Empresa queria demitir grande número de trabalhadores mas o Sindicato agiu rápido e mudou a situação.
Facilitador da empresa estava assediando trabalhadores e o Sindicato cobrou uma atitude da Gerdau.
Nova norma (MTP nº 4219) determina que, tenha, pelo menos, 1 funcionário em todas empresas que cuide da prevenção e cuidados para este tipo de caso.
Dados da pesquisa realizada pelo PNAD mostram que no trimestre encerrado em outubro do ano passado, o número de desempregados era o mesmo de agora.
Empresa veio ocupara o lugar de antiga terceirizada na Oxiteno e pretendia reduzir salários e vale alimentação dos trabalhadores.
Empresa anunciou paralisação das atividades em fábrica de Camaçari, por tempo indeterminado.