O seminário acontece nesta quinta-feira (dia 28) em Salvador, das 8:30 às 18 horas, no auditório da Fundacentro, na Rua Alceu Amoroso Lima, nº 142, no Caminho das Árvores.
A constituição de uma Rede Nacional de Observatórios do Trabalho é o objetivo do encontro promovido pelo Ministério do Trabalho e Emprego, na próxima quinta-feira (dia 28), em Salvador, em parceria com a Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda da Bahia (Setre) e a Superintendência Regional do Trabalho (SRTE). O encontro será o primeiro passo para a regionalização das políticas ativas de emprego empreendidas pelo Ministério.
Coordenado pela Secretaria de Políticas Públicas de Emprego, por meio do Observatório do Mercado de Trabalho Nacional, o debate irá contar com as presenças do secretário nacional de Políticas Públicas de Emprego, Silvani Alves Pereira; do secretário de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado da Bahia, Nilton Vasconcelos; da Superintendente Regional do Trabalho e Emprego da Bahia, Isa Simões; do presidente do Fórum Nacional de Secretarias Estaduais do Trabalho (Fonset), Luiz Claudio Romanelli e da Coordenadora de Estudos e Desenvolvimento do DIEESE(Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos), Ângela Schwengber.
Para discutir o assunto, o Ministério do Trabalho e Emprego convidou para palestras e apresentações relativas ao mercado de trabalho brasileiro, representantes dos IBGE, IPEA e DIEESE, principais órgãos de pesquisa e estudos socioeconômicos do país. Estarão presentes, ainda, membros da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho, principal associação de pesquisadores de Estudos do Trabalho do país. Conhecimento em Observatórios do Trabalho, sobretudo de prospecção, também terá espaço no evento, com a apresentação das experiências empreendidas pelo DIEESE, em parceria com governos subnacionais – a exemplo do Observatório do Trabalho da Bahia, em funcionamento na Setre desde setembro de 2010.
Mais informações podem ser obtidas junto ao Observatório do Mercado de Trabalho Nacional, da Secretaria de Políticas Públicas de Emprego, do Ministério do Trabalho e Emprego: Contatos: (61) 2031-6456 (Viviani Renata) e pelo endereço eletrônico: viviani.anze@mte.gov.br
Colaboração: Marko Ajdaric
Natan teve uma longa e ativa trajetória na história dos Metalúrgicos na Bahia.
28 de abril – Dia Mundial em Memoria das Vitimas de Acidentes e Doenças do Trabalho
Decisão une Sindicato ao Ministério Público em favor aos trabalhadores.
Trabahadores estão satisfeitos com a ação do Sindicato em relação as melhorias negociadas com a RDA.
Empresa queria demitir grande número de trabalhadores mas o Sindicato agiu rápido e mudou a situação.
Facilitador da empresa estava assediando trabalhadores e o Sindicato cobrou uma atitude da Gerdau.
Nova norma (MTP nº 4219) determina que, tenha, pelo menos, 1 funcionário em todas empresas que cuide da prevenção e cuidados para este tipo de caso.
Dados da pesquisa realizada pelo PNAD mostram que no trimestre encerrado em outubro do ano passado, o número de desempregados era o mesmo de agora.
Empresa veio ocupara o lugar de antiga terceirizada na Oxiteno e pretendia reduzir salários e vale alimentação dos trabalhadores.
Empresa anunciou paralisação das atividades em fábrica de Camaçari, por tempo indeterminado.