A chegada de novas montadoras ao Brasil vai gerar um excesso de capacidade produtiva calculado em cerca de 1.400.000 veículos (sem contar caminhões e ônibus) em 2017, projeta a Pricewaterhouse Coopers (PwC, que, como todas as empresas deste tipo, falha aqui e ali, mas estes dados podem ser considerados como tendência). A sobra chegará a 1.6000 unidades em 2015, mas depois deve cair para pouco mais de 1.000.000 unidades em 2019.
A PwC calcula que, em 2017, as fábricas terão estrutura para produzir 6.100.000 veículos, volume que praticamente será mantido dois anos depois.
Já a ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) prevê uma capacidade de 5.700.000 veículos até 2017, ante demanda de 4.600.000, incluindo caminhões e ônibus, o que resultaria numa sobra de 1.100.000 veículos. Hoje, diz a entidade, sobram 700.000.
Compactos serão mais atingidos
"O excesso será maior justamente no segmento de compactos", diz o sócio da PwC, Ricardo Pazzianotto. É nessa faixa que o volume de produção é maior. Já o segmento de luxo, que está atraindo três novas marcas ao País – Audi, BMW e Mercedes-Benz – não corre o risco de excesso de capacidade.
Esse nicho deverá triplicar de tamanho em quatro anos, para cerca de 100.000 unidades, segundo as fabricantes. Juntas, as três marcas alemãs anunciaram planos de produção de 78 mil veículos ao ano. Ainda haverá os importados e a Land Rover, que também fará veículos de luxo, mas da categoria de utilitários-esportivos.
"Sem dúvida será uma briga forte, mas saudável", diz o presidente da Mercedes-Benz do Brasil, Philipp Schiemer. O presidente da GM América do Sul, Jaime Ardila, também aposta em dias difíceis. "É possível que o setor opere com ociosidade e vai haver guerra de preços".
Sobram veículos no mundo
No mundo todo, já estão sobrando neste ano 24.800.000 veículos, resultado de uma capacidade instalada de 105,8 milhões de unidades, e produção esperada de 81.000.000. O número supera em 1.800.000 veículos a ociosidade de 2012. Para 2014, o quadro só piora: a sobra sobe para 27.000.000 unidades.
Segundo a PwC, o cenário só melhora em 2019, quando o excesso global de capacidade cairá para 22,6 milhões de veículos, ante uma produção estimada de 106 milhões de unidades. "De 2006 para 2019, cerca de 50.000.000 veículos terão sido acrescentados à capacidade produtiva mundial, o equivalente a 350 novas plantas para 150.000 veículos cada", compara o consultor Marcelo Cioffi.
Fonte: IG
Colaboração: Marko Ajdaric
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