Notícias

Caminhada contra intolerância religiosa homenageia Mãe Stella de Oxóssi

Geral, 22 de Novembro de 2013 às 10:58h

Acontece no próximo dia 24 de novembro, às 9h, a IX Caminhada Pela Vida e Liberdade Religiosa, com saída do busto de Mãe Runhó no final de linha do Engenho Velho da Federação e destino ao Dique do Tororó. Com o tema “Somos Todos Imortais”, a caminhada visa homenagear a ialorixá Mãe Stella de Oxóssi, do Terreiro Ilê Axé Opô Afonjá, consagrada, em agosto, imortal da Academia de Letras da Bahia (ALB); e, por consequência, todas as mulheres de axé.

Segundo a coordenadora nacional de religiões de matrizes africanas do Coletivo de Entidades Negras (CEN), yalorixá Jaciara Ribeiro, a partir do dia 16 de novembro, uma série de atividades acontecerão em Salvador com o propósito de protestar contra o racismo, a intolerância religiosa e a violência contra a mulher.
 
“O poder está com as mulheres. Com o lançamento deste livro e a consagração de Mãe Stella na Academia de Letras da Bahia, achamos oportuno aliar nossa caminhada pela liberdade religiosa à homenagem dessas mulheres que lutam diariamente por uma sociedade justa e sem preconceitos”, afirmou Mãe Jaciara, após a confirmação do apoio da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Estado da Bahia (Sepromi) ao evento.
 
Além da Sepromi, também apoiam o evento: Fundação Cultural Palmares, Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), Casa Civil do Estado da Bahia e Ministério da Cultura (MinC).
 
ALVORADA DOS OJÁS – Na madrugada do dia 16 para o dia 17 de novembro (entre 00h e 05h da manhã), outra atividade, denominada ‘Alvorada dos Ojás’, irá marcar a cidade de Salvador. Adeptos dos cultos de matriz africana usarão o branco (cor de Oxalá) não apenas nos trajes. Dique do Tororó, Corredor da Vitória e Campo Grande também se vestirão com os ojás (tecidos brancos utilizados nos rituais de candomblé). O objetivo é exigir respeito e combater a intolerância religiosa, além de pedir paz e vida para todas as pessoas da cidade do Salvador.
 
MULHERES DE AXÉ – Também no dia 17 (novembro, 2013), às 17h, acontece, em evento para convidados no Teatro Castro Alves (Campo Grande), o lançamento do livro ‘Mulheres de Axé’, que traz a história de 150 yalorixás de Salvador, Região Metropolitana e Recôncavo. Junto com o lançamento, acontece ainda a exibição de um documentário – de 30 minutos – derivado da publicação e do filme ‘Jardim das Folhas Sagradas’, do cineasta baiano – e diretor geral do IRDEB – Pola Ribeiro.

Outras Notícias

Acesso restrito

Boletim Online

Cadastre-se e receba nossos boletins.

Parceiros