O Sindicato dos Metalúrgicos de Dias D’Ávila recebeu uma grave denúncia sobre um acidente na ponte 02 da Paranapanema/Caraíba, ocorrido no dia 14 deste mês. Mais uma vez, a vítima foi um trabalhador terceirizado. O empregado da Manserv sofreu uma grave lesão no braço.
Segundo as informações, durante a troca do cabo-de-aço da ponte de 100 toneladas, o artefato atingiu o braço do trabalhador causando-lhe uma fratura exposta, por conta do impacto. Outro empregado quase foi atingido pela peça, que apenas resvalou na sua máscara de soldador, graças ao colega atingido, que lhe empurrou no momento do acidente. Vale ressaltar que a atividade foi realizada conforme o padrão de execução pré-estabelecido e atendendo todas as normas internas de segurança.
Para o Sindicato a situação preocupa e poderia ter sido pior. “Ficamos muito preocupados com o fato, pois se a peça lhe atinge o pescoço ou outro lugar vital, estaríamos aqui lamentando a perda de mais um metalúrgico”, ressalta um diretor da entidade.
O trabalhador passou por uma cirurgia na madrugada do dia seguinte ao acidente, em um hospital de Camaçari, e teve alta nesta quarta, 20. Agora, o Sindicato espera que na análise das causas do acidente o resultado não recaia, novamente, sobre os ombros do trabalhador e que a empresa dê toda assistência à vítima. ”Esperamos que a Paranapanema fique atenta aos cuidados com o camarada, nós estamos de olho e não vamos admitir que seja mais um lesionado abandonado”, afirma um diretor da entidade.
Natan teve uma longa e ativa trajetória na história dos Metalúrgicos na Bahia.
28 de abril – Dia Mundial em Memoria das Vitimas de Acidentes e Doenças do Trabalho
Decisão une Sindicato ao Ministério Público em favor aos trabalhadores.
Trabahadores estão satisfeitos com a ação do Sindicato em relação as melhorias negociadas com a RDA.
Empresa queria demitir grande número de trabalhadores mas o Sindicato agiu rápido e mudou a situação.
Facilitador da empresa estava assediando trabalhadores e o Sindicato cobrou uma atitude da Gerdau.
Nova norma (MTP nº 4219) determina que, tenha, pelo menos, 1 funcionário em todas empresas que cuide da prevenção e cuidados para este tipo de caso.
Dados da pesquisa realizada pelo PNAD mostram que no trimestre encerrado em outubro do ano passado, o número de desempregados era o mesmo de agora.
Empresa veio ocupara o lugar de antiga terceirizada na Oxiteno e pretendia reduzir salários e vale alimentação dos trabalhadores.
Empresa anunciou paralisação das atividades em fábrica de Camaçari, por tempo indeterminado.