Depois de vivenciarmos o Outubro Rosa, que alertou as mulheres para a prevenção do câncer de mama, chegou a vez do Novembro Azul. Lançada pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), em parceria com Instituto Lado a Lado pela Vida, a campanha tem o objetivo de chamar a atenção para a importância de combater o câncer de próstata. Os metalúrgicos, claro, apoiam o movimento.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), no ano passado foram identificados mais de 60 mil novos casos da doença. Estes dados tornam o câncer de próstata o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele. Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais presente em homens, representando 10% do total. A taxa de incidência do câncer de próstata é seis vezes maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.
Assim como o Outubro Rosa, o Novembro Azul prevê a iluminação de pontos turísticos, como o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, e o Congresso Nacional, em Brasília. Além disso, haverá a distribuição de panfletos em estádios de futebol durante o campeonato brasileiro. Em Salvador, quem passou pela Arena Fonte Nova à noite já viu as luzes em tom azul iluminando o estádio por causa da campanha.
A Sociedade Brasileira de Urologia vai entregar uma lista de sugestões aos parlamentares, entre elas a criação de centros de Referência em Saúde do Homem, para melhorar seu acesso ao SUS, assim como acontece com as mulheres.
Para mais informações acesse os sites abaixo:
Instituto Nacional do Câncer - Inca
Sociedade Brasileira de urologia - SBU
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