Notícias

Guardar dinheiro em casa não é uma boa ideia, pois quantia se desvaloriza

Geral, 07 de Novembro de 2013 às 10:36h

Muitos brasileiros endividados temem deixar dinheiro guardado no banco. Nesse caso, o risco é maior, pois valor não tem rendimento na caderneta.

Guardar dinheiro em casa não é uma boa ideia, principalmente nos dias atuais, com a taxa de inflação pressionada para o alto. Sem proteção financeira, suas economias vão perdendo o poder de compra e, na prática, seu esforço de acumular recursos é minado pela alta de preços de produtos e serviços.
 
Mas há muitos brasileiros endividados que temem deixar o dinheiro no banco ou em algum investimento e preferem deixá-lo na proteção do lar, ao alcance da mão. Neste caso, o risco é ainda maior. Isso porque, de um lado, as dívidas multiplicam com a incidência de juros e multas e, de outro, os recursos são comidos pela inflação.
 
Por isso, muita atenção. Durante o processo de renegociação de suas dívidas, cuide para que seus recursos estejam ao menos protegido da inflação. É claro que não será possível deixá-lo em aplicações de risco, pois, afinal, você poderá precisar deles a qualquer momento com o avanço da renegociação.
 
Portanto, deixe suas economias em investimentos conservadores como a caderneta de poupança, os títulos do governo de curto prazo e pós-fixados e os CDBs ou fundos de investimento em renda fixa, por exemplo. Dessa forma, os seus recursos estarão sendo remunerados.
 
Vera Remedi, diretora do Programa de Atendimento a Superendividados do Procon-SP, diz que, para haver o bloqueio do investimento, o banco precisa da autorização do cliente ou de uma autorização judicial.
 
 
Fonte: G1

Outras Notícias

Acesso restrito

Boletim Online

Cadastre-se e receba nossos boletins.

Parceiros