Notícias

Greve de 24 horas na EMBRAER

Geral, 01 de Novembro de 2013 às 10:49h

Trabalhadores da Embraer, em São José dos Campos, entraram em greve por 24 horas, a partir desta quinta-feira (31) para pressionar a empresa a aumentar a proposta de reajuste salarial. A decisão foi aprovada em assembleia realizada no início da manhã, na entrada do primeiro turno.

Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos, os cerca de 7.000 trabalhadores da fábrica que entram no primeiro turno aderiram à greve, paralisando 100% da produção e do setor administrativo da empresa. A Embraer tem cerca de 11 mil trabalhadores no total.


Segundo a assessoria do sindicato, a entidade avalia a possibilidade de realizar nova assembleia à tarde com os trabalhadores do segundo turno.


Os trabalhadores rejeitam a proposta de 6,07% referente à inflação do período (setembro de 2012 a agosto de 2013) mais 0,5% de aumento real a ser aplicado em janeiro.


Esta é a terceira vez, somente em outubro, que os trabalhadores da Embraer se mobilizam. As paralisações anteriores aconteceram nos dias 8 e 23.


Segundo o sindicato, em toda a categoria metalúrgica, os grupos patronais já fecharam acordos de 8%. O setor aeronáutico, liderado pela Embraer, seria o único que ainda não assinou acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região.


“Diante da recusa da Embraer em atender nossas reivindicações, não há outra saída que não seja a paralisação. O Sindicato continua disposto a negociar, mas a empresa se mantém intransigente. A data-base da categoria é 1° de setembro e a convenção coletiva já está vencida. Uma empresa que recebe milhões em dinheiro público, em forma de financiamentos, desoneração fiscal e contratos, não pode simplesmente dar as costas para os trabalhadores. A categoria metalúrgica está fortalecida e disposta a continuar na luta por um aumento real de verdade”, disse o vice-presidente do Sindicato, Herbert Claros da Silva, por meio de nota divulgada pela assessoria de imprensa.


Embraer

Por meio de nota divulgada à tarde, a  Embraer informou que segue negociando a data-base com a FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo). Segundo a empresa, o Sindicato dos Metalúrgicos teria bloqueado o acesso dos trabalhadores do primeiro turno, mas pelo menos metade deles teria conseguido furar o bloqueio e chegar aos seus postos de trabalho (veja abaixo a íntegra da nota).


Balanço


Na manhã desta quinta-feira, a Embraer divulgou balanço do terceiro trimestre deste ano, informando que sua carteira de pedidos firmes aumentou para US$ 17,8 bilhões, atingindo seu maior nível desde o terceiro trimestre de 2009, principalmente em função de vendas significativas no segmento de Aviação Comercial. No entanto, seu lucro líquido neste período teria caído 10,5% comparado ao mesmo período de 2012.
 
Fonte: O Vale

Outras Notícias

Acesso restrito

Boletim Online

Cadastre-se e receba nossos boletins.

Parceiros