Operários do Brasil, Espanha, Alemanha, Canadá, Bélgica, Suécia, Austrália, Rússia, Tailândia, África do Sul, Reino Unido e Estados Unidos participaram do Encontro Internacional dos Trabalhadores da Ford, realizado em Detroit, EUA, entre os dias 16 e 18 de outubro.
O Encontro foi organizado pela UAW, um dos maiores e mais antigos sindicatos dos Estados Unidos. O evento debateu as consequências da organização mundial dos trabalhadores na Ford, a perseguição na Ford na Índia, na Tailândia, no México e no Brasil.
Os funcionários da Ford Camaçari foram representados pelo presidente do Sindicato, e membro da CTB, Julio Bonfim. Ele foi convidado pelos organizadores do evento para participar do grupo executivo, responsável pela organização e formalização do Comitê Internacional junto à direção mundial da Ford. “O encontro é a consolidação e organização dos trabalhadores em todo mundo. Conseguimos através do comitê as reintegrações de dezenas de trabalhadores na Índia”, diz.
Júlio Bonfim também relatou a preocupação do Sindicato de Camaçari, com a saída de empresas de autopeças dentro do complexo Ford. “O Sindicato de Camaçari foi elogiado pelos integrantes sindicais de todos os países pelo trabalho que está fazendo nas reintegrações de trabalhadores e pelo crescimento econômico, como salário e PLR, no complexo Ford”, explicou.
A alta cúpula da Ford participou da reunião: Mark Fields (Presidente das Américas Ford Motor Company), e John Fleming (Presidente Executivo Ford Motor Company).
Natan teve uma longa e ativa trajetória na história dos Metalúrgicos na Bahia.
28 de abril – Dia Mundial em Memoria das Vitimas de Acidentes e Doenças do Trabalho
Decisão une Sindicato ao Ministério Público em favor aos trabalhadores.
Trabahadores estão satisfeitos com a ação do Sindicato em relação as melhorias negociadas com a RDA.
Empresa queria demitir grande número de trabalhadores mas o Sindicato agiu rápido e mudou a situação.
Facilitador da empresa estava assediando trabalhadores e o Sindicato cobrou uma atitude da Gerdau.
Nova norma (MTP nº 4219) determina que, tenha, pelo menos, 1 funcionário em todas empresas que cuide da prevenção e cuidados para este tipo de caso.
Dados da pesquisa realizada pelo PNAD mostram que no trimestre encerrado em outubro do ano passado, o número de desempregados era o mesmo de agora.
Empresa veio ocupara o lugar de antiga terceirizada na Oxiteno e pretendia reduzir salários e vale alimentação dos trabalhadores.
Empresa anunciou paralisação das atividades em fábrica de Camaçari, por tempo indeterminado.