O que era para ser um ato festivo tornou-se um ato de reivindicação. Assim foi definida a sessão Solene pelos 10 anos do Estatuto do Idoso, realizada no dia 1º de outubro, no plenário principal da Câmara dos Deputados, em Brasília.
Os assentos foram tomados por aposentados vindos de diversas regiões do Brasil. José Carlos Bispo, tesoureiro da Associação dos Aposentados e Pensionistas da Categoria Metalúrgica da Bahia (AAPCM) participou do evento, juntamente com a delegação da Bahia dirigida pela presidente da FEASAPEB, Marise Sansão. A sessão foi presidida pelo deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB/SP), que mais uma vez provou com atos e palavras que permanece firme na luta em defesa dos direitos dos idosos.
"Do que adianta uma ferramenta de tamanha importância que é o Estatuto do Idoso, com tantos artigos que fundamentam e garantem direitos, não ter aplicabilidade real? Não existe respeito, nem cidadania, nem sensibilidade. Não existe nada além de desrespeito e falta de cuidado que o idoso sofre todos os dias. Isto é uma vergonha!," falou, Bispo.
Na pauta de reivindicações estão o Fim do Fator Previdenciário, recuperação das perdas das aposentadorias e pensões em quantidade de SM, concedidos na época da concessão do beneficio – PL 4434/08, e veto presidencial de 2006 (16% de aumento nos benefícios previdenciários), dentre outros.
Natan teve uma longa e ativa trajetória na história dos Metalúrgicos na Bahia.
28 de abril – Dia Mundial em Memoria das Vitimas de Acidentes e Doenças do Trabalho
Decisão une Sindicato ao Ministério Público em favor aos trabalhadores.
Trabahadores estão satisfeitos com a ação do Sindicato em relação as melhorias negociadas com a RDA.
Empresa queria demitir grande número de trabalhadores mas o Sindicato agiu rápido e mudou a situação.
Facilitador da empresa estava assediando trabalhadores e o Sindicato cobrou uma atitude da Gerdau.
Nova norma (MTP nº 4219) determina que, tenha, pelo menos, 1 funcionário em todas empresas que cuide da prevenção e cuidados para este tipo de caso.
Dados da pesquisa realizada pelo PNAD mostram que no trimestre encerrado em outubro do ano passado, o número de desempregados era o mesmo de agora.
Empresa veio ocupara o lugar de antiga terceirizada na Oxiteno e pretendia reduzir salários e vale alimentação dos trabalhadores.
Empresa anunciou paralisação das atividades em fábrica de Camaçari, por tempo indeterminado.