O presidente da MAN Latin America, Roberto Cortes, e o governador do Estado do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), confirmaram hoje (23) que a montadora de caminhões e ônibus receberá investimentos da ordem de R$ 1 bilhão. O dinheiro será destinado à expansão da capacidade de produção da fábrica de Resende e o governo estadual dará incentivos fiscais e financiamentos com taxas atraentes.
O anúncio do investimento foi feito na fábrica da empresa em Resende, com a presença do governador Sérgio Cabral, do vice-governador Luis Fernando Pezão, do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Júlio Bueno, dos deputados estaduais Edson Albertassi e Gotardo Netto, e do presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Renato Soares, do presidente da MAN Latin America (fabricante dos veículos comerciais Volkswagen e MAN), Roberto Cortes, entre outras autoridades.
Cortes e Cabral assinaram um acordo que assegura incentivos fiscais e financiamentos com taxas atrativas para o desenvolvimento de novos produtos e ampliação da capacidade produtiva em Resende nos próximos anos. Nos anos de 2012 e 2013, a MAN Latin America já investiu R$ 500 milhões com essa finalidade.
- O Governo do Rio de Janeiro é mais uma vez nosso parceiro, agora nesse período de novos investimentos em Resende. É uma sequência a outro ciclo de igual valor que realizamos entre 2008 e 2011, e aumentará a geração de renda que promovemos na região desde novembro de 1996, quando inauguramos nossa fábrica no estado - disse Cortes.
Cabral ainda participou da entrega dos primeiros 200 caminhões vendidos através do Programa de Incentivo à Modernização, Renovação e Sustentabilidade da Frota de Caminhões do Estado do Rio de Janeiro.
Fornecedores
O objetivo da montadora é atrair seus principais fornecedores para o entorno da fábrica. A transferência de complexidade logística para o Parque de Fornecedores é um dos fatores primordiais para a MAN Latin America alcançar sua meta de expandir a capacidade produtiva, chegando as cem mil unidades por ano. O resultado observado com esse início de operação do empreendimento já é significativo, principalmente em três itens cruciais à expansão: espaço produtivo, logística e tempo por posto de trabalho e de sequenciamento das peças.
Apenas nessa fase inicial, com a operação da Meritor e da Suspensys, serão liberados cinco mil metros quadrados na fábrica. Nessa área, a montadora poderá aumentar sua linha de montagem e instalar novos equipamentos. Houve ainda uma redução de 100% no estoque de eixos e molas na fábrica.
Já é possível também diminuir o prazo para sequenciamento. O processo que antes deveria ocorrer com cinco dias de antecedência com a Meritor, agora passa para o limite de três horas, dando mais flexibilidade à produção da MAN Latin America.
Crescimento
Ao anunciar o investimento, Roberto Cortes destacou o crescimento da empresa desde que começou a funcionar em Resende, em 1996. Quando a empresa começou a operar, ainda com o nome de Volkswagen Ônibus e Caminhões, era a terceira colocada no mercado nacional, tinha presença acanhada no mercado exterior e sua capacidade produtiva anual era de 25 mil veículos.
Em 2007, onze anos depois, a empresa já era líder de mercado há cinco anos, já se estabelecia como uma das maiores exportadoras do setor e tinha uma capacidade instalada para 50 mil veículos por ano.
Este ano, a empresa comemora dez anos na liderança em vendas, é a maior exportadora do setor e se consolidou como o maior fabricante de caminhões no Brasil.
Fonte: Diário do Vale
Colaboração: Marko Ajdaric
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