O presidente da Assembleia Legislativa do Rio (ALERJ), deputado Paulo Melo (PMDB), recebeu nesta terça-feira (22/10) uma delegação de representantes de sindicatos de metalúrgicos da Galícia, Colômbia, Chipre e Bielorrússia. "Receber representantes internacionais da metalurgia é uma coisa boa para a Assembleia Legislativa", afirmou o presidente que, durante a reunião, explicou aos visitantes como funcionam as políticas industriais do estado. Os metalúrgicos fazem parte de uma comitiva, formada por 26 países com 36 organizações internacionais, que está no Rio de Janeiro para o II Congresso da União Internacional de Sindicatos da Metalurgia e Mineração (UISMM), que será realizado nos dias 23, 24 e 25 de outubro. O primeiro encontro ocorreu em 2010, na Galícia. O tema deste ano é "Unidade e luta do movimento sindical mundial em tempos de crise capitalista".
Paulo Melo sugeriu uma visita ao complexo naval de Niterói, onde, segundo ele, ocorre um grande avanço industrial devido aos estaleiros. "Na questão do offshore, o estado do Rio de Janeiro vem se tornando expert na produção de embarcações. Niterói ganhou uma nova vida, é impressionante o potencial industrial daquela região", contou. De acordo com o presidente da Federação Interestadual dos Metalúrgicos e Metalúrgicas do Brasil (Fitmetal), Marcelino da Rocha, há um "simbolismo muito grande em ser recebido pelo presidente da ALERJ". Para ele, "nos últimos anos aumentou a necessidade de se investir no setor industrial, porque nenhum país pode gerar renda e emprego sem uma indústria forte".
A visita do grupo ao Palácio Tiradentes foi realizada a pedido da deputada Enfermeira Rejane (PCdoB), que elogiou a atitude do presidente da Casa ao homenagear as mulheres metalúrgicas através da representante do Chipre, Christoula Riga. "O presidente honrou a mulher metalúrgica. No exterior, as mulheres não tem a importância que as mulheres metalúrgicas tem aqui no Brasil. Isso vai repercutir em outros países e nesse congresso a ser realizado aqui", afirmou Rejane. Também participaram do evento, o deputado Nelson Gonçalves (PSD) e o deputado Pedro Fernandes (SDD).
Texto de Bárbara Souza, da ALERJ
Colaboração: Marko Ajdaric