Dentro das atividades para marcar a luta contra o câncer de mama em Salvador, reforçando a campanha Outubro Rosa, a Câmara Municipal realizará uma sessão especial nesta sexta-feira (11), às 9 horas, no Plenário Cosme de Farias (o principal daquela casa legislativa).
A vereadora Aladilce Souza está à frente do evento legislativo, que conta com o apoio do SINDIFARMA, do SINDIMED, do Sindsaúde (rede pública) e do Sindicato dos Bancários da Bahia, como podem ver no cartaz do evento, abaixo.
A sessão destacará a instituição da Lei Federal n° 12.732/12, que determina o direito de pacientes se submeterem ao primeiro tratamento no SUS em um prazo máximo de 60 dias após o diagnóstico. A lei entrou em vigor em maio deste ano.
Foram convidados para a sessão representantes do Ministério Público da Bahia, da União Brasileira de Mulheres (UBM), do Núcleo Assistencial para Pessoas com Câncer (Naspec), da Sociedade de Mastologia da Bahia, da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
História
A iniciativa do Outubro Rosa começou nos Estados Unidos, em 1997. Desde então, o laço rosa tornou-se o símbolo da luta contra o câncer de mama. No Brasil, o movimento começou em São Paulo, quando o Obelisco do Ibirapuera foi iluminado de rosa.
O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que 52.600 mulheres serão diagnosticadas com câncer de mama este ano.
Texto de Marko Ajdaric
Natan teve uma longa e ativa trajetória na história dos Metalúrgicos na Bahia.
28 de abril – Dia Mundial em Memoria das Vitimas de Acidentes e Doenças do Trabalho
Decisão une Sindicato ao Ministério Público em favor aos trabalhadores.
Trabahadores estão satisfeitos com a ação do Sindicato em relação as melhorias negociadas com a RDA.
Empresa queria demitir grande número de trabalhadores mas o Sindicato agiu rápido e mudou a situação.
Facilitador da empresa estava assediando trabalhadores e o Sindicato cobrou uma atitude da Gerdau.
Nova norma (MTP nº 4219) determina que, tenha, pelo menos, 1 funcionário em todas empresas que cuide da prevenção e cuidados para este tipo de caso.
Dados da pesquisa realizada pelo PNAD mostram que no trimestre encerrado em outubro do ano passado, o número de desempregados era o mesmo de agora.
Empresa veio ocupara o lugar de antiga terceirizada na Oxiteno e pretendia reduzir salários e vale alimentação dos trabalhadores.
Empresa anunciou paralisação das atividades em fábrica de Camaçari, por tempo indeterminado.