É com grande pesar que a Fetim-Ba informa a morte de José Wellington Alves, mais conhecido como Índio Metalúrgico.
Sempre ativo na caminhada, Índio foi dirigente no Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari, nos mandatos entre 2009 a 2022, trabalhou como operador de produção na Ford. Militante político das lutas sindicais e sociais no município de Camaçari, Indio se notabilizou na luta pela melhoria das condições de trabalho na montadora.
Em 2012, ainda pelo PSTU, se candidatou à Prefeitura de Camaçari fazendo o contra ponto da capacidade de um operário administrar esse município. Em seguida se filiou ao PC do B dando sequência a sua luta no seio dos trabalhadores.
O Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari e a Federação dos Metalúrgicos e Mineiros da Bahia se solidarizam com sua esposa, seus filhos, amigos e os dirigentes que conviveram com Índio e que ajudaram a empenhar sua bandeira de luta. Desejamos que tenha um bom descanso e que sua família receba todo carinho, consolo e sabedoria que tanto precisa, para superar esta perda tão grande.
Índio Metalúrgico Presente!
Natan teve uma longa e ativa trajetória na história dos Metalúrgicos na Bahia.
28 de abril – Dia Mundial em Memoria das Vitimas de Acidentes e Doenças do Trabalho
Decisão une Sindicato ao Ministério Público em favor aos trabalhadores.
Trabahadores estão satisfeitos com a ação do Sindicato em relação as melhorias negociadas com a RDA.
Empresa queria demitir grande número de trabalhadores mas o Sindicato agiu rápido e mudou a situação.
Facilitador da empresa estava assediando trabalhadores e o Sindicato cobrou uma atitude da Gerdau.
Nova norma (MTP nº 4219) determina que, tenha, pelo menos, 1 funcionário em todas empresas que cuide da prevenção e cuidados para este tipo de caso.
Dados da pesquisa realizada pelo PNAD mostram que no trimestre encerrado em outubro do ano passado, o número de desempregados era o mesmo de agora.
Empresa veio ocupara o lugar de antiga terceirizada na Oxiteno e pretendia reduzir salários e vale alimentação dos trabalhadores.
Empresa anunciou paralisação das atividades em fábrica de Camaçari, por tempo indeterminado.