Empresa deve iniciar produção em junho de 2023.
Divulgação/BYD
Uma grande vitória para os trabalhadores metalúrgicos e para a Bahia! É assim que o Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari e a Federação dos Metalúrgicos e Mineiros da Bahia sentem, em relação ao anúncio feito pelo Governo do Estado e da BYD, sobre a instalação de 3 fábricas na Bahia.
Desde que a Ford encerrou as atividades em Camaçari, o Sindicato dos Metalúrgicos da região, em parceria com a Fetim-Ba, iniciaram uma força tarefa para negociar com o governador Rui Costa a implantação de uma nova empresa de automóveis no Estado e de ações que ajudassem os trabalhadores que perderam seus empregos na montadora.
Foram diversas reuniões com a participação do Governo, do Sindicato e da Federação das Indústrias inclusive com visitas a embaixadas em Brasília, dentre elas a embaixada da China, visando atrair investimentos para o Estado, opções para a vinda de uma empresa, para ocupar o parque industrial deixado para trás, após fechamento da Ford. Foram dias de lutas e a vitória está chegando.
A BYD é fabricante de carros elétricos e irá investir R$ 3 bilhões, gerando 1.200 empregos diretos durante o período de implantação das 3 unidades na Bahia, que começarão a ser implantadas em junho de 2023.
Chassis de ônibus e caminhões elétricos e veículos de passeio elétricos e híbridos, além do processo de lítio e ferro fosfato, são algumas das atividades que serão produzidas nas unidades.
O Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari busca agora, uma reunião com o Governo do Estado para tratar das questões referentes a empregabilidade e dos interesses dos trabalhadores da categoria, com a reimplantação de uma montadora na Bahia, em especial, daqueles que foram prejudicados com o encerramento de atividades da Ford. A luta dos trabalhadores não pode parar.
Natan teve uma longa e ativa trajetória na história dos Metalúrgicos na Bahia.
28 de abril – Dia Mundial em Memoria das Vitimas de Acidentes e Doenças do Trabalho
Decisão une Sindicato ao Ministério Público em favor aos trabalhadores.
Trabahadores estão satisfeitos com a ação do Sindicato em relação as melhorias negociadas com a RDA.
Empresa queria demitir grande número de trabalhadores mas o Sindicato agiu rápido e mudou a situação.
Facilitador da empresa estava assediando trabalhadores e o Sindicato cobrou uma atitude da Gerdau.
Nova norma (MTP nº 4219) determina que, tenha, pelo menos, 1 funcionário em todas empresas que cuide da prevenção e cuidados para este tipo de caso.
Dados da pesquisa realizada pelo PNAD mostram que no trimestre encerrado em outubro do ano passado, o número de desempregados era o mesmo de agora.
Empresa veio ocupara o lugar de antiga terceirizada na Oxiteno e pretendia reduzir salários e vale alimentação dos trabalhadores.
Empresa anunciou paralisação das atividades em fábrica de Camaçari, por tempo indeterminado.