Trabalhadores do Polo de Informática de Ilhéus receberão 10% de reajuste para todos os salários e cláusulas econômicas da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) vigente.
Silvio Comin (SINEC) e Marcos Souza (STIM) assinaram convenção coletiva.
O Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Ilhéus assinou, nesta quinta-feira (22), a Convenção Coletiva 2022/2023 com o Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos, Computadores, Informática e Similares dos Municípios de Ilhéus e Itabuna (SINEC), definindo 10% de reajuste para todos os salários e cláusulas econômicas da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) vigente.
O novo piso salarial para a categoria ficou no valor de R$ 1.459,46, a partir de 01 de setembro deste ano. “Foi um excelente acordo, dentro de uma realidade ainda muito difícil da economia e para os trabalhadores. A diretoria do STIM-ILHÉUS agradece aos companheiros e companheiras pela contribuição financeira através das filiações e taxas assistenciais, que se faz tão necessário para a sobrevivência da nossa entidade”, disse o dirigente sindical Marcos Souza.
“Chamamos a atenção mais uma vez de toda a categoria, para se filar ao seu Sindicato. Com as filiações o sindicato, além da questão econômica, se torna mais forte politicamente para continuar lutando em defesa dos interesses dos trabalhadores” complementou.
Marcos Souza afirmou que a inflação do período foi de 8,83% e o Sindicato conquistou 10% para todos os salários e todas as cláusulas econômicas da Convenção. “Como todos os anos, ao fim de uma negociação, solicitamos aos trabalhadores não associados, a contribuição negocial voluntária de 2% no mês da assinatura da CCT e no mês subsequente, conforme CCT. Aquele trabalhador que não quiser contribuir com seu sindicato terá do dia 23 até o dia 29 de setembro para entregar a carta manuscrita de oposição na sede do sindicato, na Travessa Bandeirantes Nº 64 Centro/Ilhéus. Lembrando a todos os trabalhadores e trabalhadoras que já contribuem mensalmente, ou os que venham se associar ao sindicato, automaticamente estarão isentos da taxa negocial”, destacou.
“Hoje a categoria conquistou aumento real no salário, no auxílio-creche, no vale-alimentação e em todas as cláusulas econômicas da CCT. Unidos somos mais fortes”, escreveu Marcos para os colegas trabalhadores.
O presidente do SINEC, Silvio Comin, também repercutiu o acordo em suas redes sociais e declarou: “Concluímos hoje a negociação da CCT 22 / 23 para as indústrias e trabalhadores do Polo de Informática de Ilhéus. Negociação pautada pelo respeito mútuo e visão conjunta na manutenção das empresas e dos postos de trabalho oferecidos. Um município forte começa com uma indústria forte!”
Fonte: Blog do Chico
Natan teve uma longa e ativa trajetória na história dos Metalúrgicos na Bahia.
28 de abril – Dia Mundial em Memoria das Vitimas de Acidentes e Doenças do Trabalho
Decisão une Sindicato ao Ministério Público em favor aos trabalhadores.
Trabahadores estão satisfeitos com a ação do Sindicato em relação as melhorias negociadas com a RDA.
Empresa queria demitir grande número de trabalhadores mas o Sindicato agiu rápido e mudou a situação.
Facilitador da empresa estava assediando trabalhadores e o Sindicato cobrou uma atitude da Gerdau.
Nova norma (MTP nº 4219) determina que, tenha, pelo menos, 1 funcionário em todas empresas que cuide da prevenção e cuidados para este tipo de caso.
Dados da pesquisa realizada pelo PNAD mostram que no trimestre encerrado em outubro do ano passado, o número de desempregados era o mesmo de agora.
Empresa veio ocupara o lugar de antiga terceirizada na Oxiteno e pretendia reduzir salários e vale alimentação dos trabalhadores.
Empresa anunciou paralisação das atividades em fábrica de Camaçari, por tempo indeterminado.