Trabalhadores procuram Sindicato por conta de problemas com os benefício do INSS.
Nos últimos meses, a diretoria do STIM Dias D'Ávila tem recebido diversas consultas de trabalhadores cujos benefícios do INSS foram suspensos e tiveram que se reapresentar ao serviço.
Em alguns casos, porém, os médicos do trabalho das empresas, têm classificado os trabalhadores como inaptos para o retorno, o que impediria a retomada das atividades e, consequentemente, o recebimento dos salários.
Essa situação é compreendida juridicamente como o chamado "limbo jurídico previdenciário", em que o trabalhador não recebe nem o benefício previdenciário, nem o salário pago pelo empregador.
Nessas situações, o entendimento majoritário da Justiça do Trabalho é no sentido de que a empresa deve arcar com o salário do empregado do período, que não pode permanecer sem receber qualquer forma de remuneração.
Assim, o empregador deverá optar entre readaptar o trabalhador em atividade compatível com suas limitações ou mantê-lo afastado do serviço, mas pagando os salários enquanto não seja revertida a decisão do INSS.
Em caso de recusa do empregador em efetuar o pagamento, a assessoria jurídica do STIM Dias D'Ávila deverá ser acionada para promover ação judicial com pedido de liminar. O atendimento pode ser realizado de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, nos telefones 4009-1310 ou 4009-1311.
Natan teve uma longa e ativa trajetória na história dos Metalúrgicos na Bahia.
28 de abril – Dia Mundial em Memoria das Vitimas de Acidentes e Doenças do Trabalho
Decisão une Sindicato ao Ministério Público em favor aos trabalhadores.
Trabahadores estão satisfeitos com a ação do Sindicato em relação as melhorias negociadas com a RDA.
Empresa queria demitir grande número de trabalhadores mas o Sindicato agiu rápido e mudou a situação.
Facilitador da empresa estava assediando trabalhadores e o Sindicato cobrou uma atitude da Gerdau.
Nova norma (MTP nº 4219) determina que, tenha, pelo menos, 1 funcionário em todas empresas que cuide da prevenção e cuidados para este tipo de caso.
Dados da pesquisa realizada pelo PNAD mostram que no trimestre encerrado em outubro do ano passado, o número de desempregados era o mesmo de agora.
Empresa veio ocupara o lugar de antiga terceirizada na Oxiteno e pretendia reduzir salários e vale alimentação dos trabalhadores.
Empresa anunciou paralisação das atividades em fábrica de Camaçari, por tempo indeterminado.