Notícias

Investimento estrangeiro no Brasil caiu ao menor nível em 20 anos

Geral, 17 de Setembro de 2021 às 17:02h

O país teve redução de 62% na entrada de investimentos internacionais em 2020 e registrou a maior queda da região da América Latina e Caribe, mostrou relatório da Organização das Nações Unidas

 

O Brasil foi o país da América Latina que teve a maior queda de investimentos estrangeiros em 2020. Segundo o Monitor de Tendências de Investimentos Globais divulgado nesta segunda-feira, 21, pela Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad na sigla em inglês), o Investimento Estrangeiro Direto foi 62% menor no país no ano passado em comparação a 2019.

 

 

Com o resultado, em 2020, o Brasil recebeu o menor valor em investimentos estrangeiros das últimas duas décadas. No ano, entraram 24,8 bilhões de dólares no país, enquanto em 2019, o investimento estrangeiro havia sido de 65,4 bilhões de dólares.

 

Com isso, no ano passado o Brasil caiu da sexta posição, que ocupava em 2019 no ranking dos países que mais recebem investimento estrangeiro direto, para o 11º lugar.

 

A região total da América Latina e Caribe, segundo o relatório, teve uma redução de 45% nos investimentos estrangeiros, para 88 bilhões de dólares em 2020, a maior queda entre as regiões emergentes do mundo, que incluem também o continente africano e parte dos países da Ásia.

 

Depois do Brasil, o país da América Latina que teve a maior redução proporcional na entrada de recursos foi a Colômbia, com queda de 46,3% nos investimentos.

 

Fonte: Exame 

Outras Notícias

Acesso restrito

Boletim Online

Cadastre-se e receba nossos boletins.

Parceiros