Sindicato e trabalhadores conquistaram grande vitória, diante da intransigência patronal! Salários serão reajustados e a Convenção Coletiva seguirá sem alteração de direitos conquistados ao longo dos anos!
Em Assembleia dos trabalhadores realizada na última quarta-feira, 08, por meio de plataforma de reunião digital, foi aprovada a proposta de mediação da Superintendência Regional do Trabalho, para a renovação da Convenção Coletiva da Categoria.
Diante o atual quadro de desestruturação do parque metalúrgico na Bahia, com fechamento de fábricas, ataque aos direitos com as permanentes reformas trabalhistas, o desemprego e a gravidade das crises econômica e política, os Sindicatos conquistaram um grande acordo, com a reposição das perdas inflacionarias e a manutenção da Convenção Coletiva.
Os patrões tentaram, diante essa quadra de dificuldades na qual passa a classe trabalhadora, retirar direitos e arrochar os salários, mas os trabalhadores resistiram e seguiram firmes em não retroceder.
Pela proposta aprovada, os salários serão reajustados em setembro/21 pelo índice do INPC IBGE de 9,22%, sendo que desse percentual 5% será retroativo ao mês de julho/21 que será pago em forma de abono correspondente aos meses de julho e agosto. O reajuste terá reflexo sobre as demais cláusulas econômicas da CCT, como os Pisos Salariais, Triênio, Quinquênio, Auxílio Creche.
Diante os indicadores, no Brasil, segundo o Dieese, no ano, 50,3% dos acordos fecharam abaixo da inflação, 32,2% igual a inflação do período e 17,5% acima da inflação.
Se considerarmos os dados da região nordeste:
Acima da inflação: 9,9%
Igual a inflação: 33,7%
Abaixo da inflação: 56,4%
A luta pela manutenção de direitos e recomposição das perdas salariais, diante do atual momento, passa a ser uma grande conquista para a categoria metalúrgica na Bahia. A luta por empresa, pelas suas pautas específicas, passa a ser o foco dos Sindicatos de base.
Mais uma vez a união garantiu conquistas para toda a categoria. Apoie e filie-se ao seu Sindicato, para que a luta por seus direitos seja ainda mais forte!
Natan teve uma longa e ativa trajetória na história dos Metalúrgicos na Bahia.
28 de abril – Dia Mundial em Memoria das Vitimas de Acidentes e Doenças do Trabalho
Decisão une Sindicato ao Ministério Público em favor aos trabalhadores.
Trabahadores estão satisfeitos com a ação do Sindicato em relação as melhorias negociadas com a RDA.
Empresa queria demitir grande número de trabalhadores mas o Sindicato agiu rápido e mudou a situação.
Facilitador da empresa estava assediando trabalhadores e o Sindicato cobrou uma atitude da Gerdau.
Nova norma (MTP nº 4219) determina que, tenha, pelo menos, 1 funcionário em todas empresas que cuide da prevenção e cuidados para este tipo de caso.
Dados da pesquisa realizada pelo PNAD mostram que no trimestre encerrado em outubro do ano passado, o número de desempregados era o mesmo de agora.
Empresa veio ocupara o lugar de antiga terceirizada na Oxiteno e pretendia reduzir salários e vale alimentação dos trabalhadores.
Empresa anunciou paralisação das atividades em fábrica de Camaçari, por tempo indeterminado.