A indústria brasileira perdeu cerca de 28 mil empresas no intervalo de 2013 a 2019, mostra pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgada em 21 de julho. Os resultados do PIA-Empresa (Pesquisa Industrial Anual) apontam queda de 8,5% no número de fábricas abertas no período. No portal Nexo
Funcionário da Petrobras checa nível de combustível, em Brasília | Foto: Ueslei Marcelino/Reuters - 19.Fev.2021
O PIA registrou em 2013 cerca de 335 mil empresas em funcionamento no território brasileiro. Em 2019, eram 306,6 mil. O número é o menor registrado no País desde 2010, quando a pesquisa contabilizou 299 mil fábricas em funcionamento.
Segundo estudo, o Brasil atingiu o auge industrial em 2013, com mais de 300 mil empresas em funcionamento. Esse número começou a cair em 2014, quando a economia brasileira passou a demonstrar sinais de enfraquecimento.
O desemprego também foi uma das consequências da perda industrial. Em 2013, a área empregou cerca de 9 milhões de pessoas, número que caiu para 7,6 milhões em 2019, o equivalente a uma queda de 15,6% no número de postos de trabalho.
A pesquisa também apontou a diminuição dos salários no setor. Na indústria extrativa, a remuneração média passou de 5,9 salários mínimos para 4,6. Já nas indústrias de transformação, a redução foi de 3,3 para 3,1 salários mínimos.
Fonte: DIAP
Natan teve uma longa e ativa trajetória na história dos Metalúrgicos na Bahia.
28 de abril – Dia Mundial em Memoria das Vitimas de Acidentes e Doenças do Trabalho
Decisão une Sindicato ao Ministério Público em favor aos trabalhadores.
Trabahadores estão satisfeitos com a ação do Sindicato em relação as melhorias negociadas com a RDA.
Empresa queria demitir grande número de trabalhadores mas o Sindicato agiu rápido e mudou a situação.
Facilitador da empresa estava assediando trabalhadores e o Sindicato cobrou uma atitude da Gerdau.
Nova norma (MTP nº 4219) determina que, tenha, pelo menos, 1 funcionário em todas empresas que cuide da prevenção e cuidados para este tipo de caso.
Dados da pesquisa realizada pelo PNAD mostram que no trimestre encerrado em outubro do ano passado, o número de desempregados era o mesmo de agora.
Empresa veio ocupara o lugar de antiga terceirizada na Oxiteno e pretendia reduzir salários e vale alimentação dos trabalhadores.
Empresa anunciou paralisação das atividades em fábrica de Camaçari, por tempo indeterminado.