Direitos conquistados e já estabelecidos a Convenção, também são alvos do patrões.
Em nova reunião, realizada na última terça, 03, os patrões apresentaram nova proposta que consistia em reajustar os salários da data base da categoria metalúrgica em 6% em duas parcelas, sendo 3% em setembro e 3% em janeiro.
Ainda propuseram para os pisos da Convenção, o reajuste de 6%, a partir de setembro, e alteração de cláusulas da CCT como Estabilidade do Egresso do INSS, Férias, 13º salário, FGTS e Aviso Prévio, além de acrescentar registro de ponto através do aparelho celular.
Mesmo diante da crise na qual passam os trabalhadores, com seus salários sendo corroídos pela inflação que é de 9,22% para o período da data base, com perda do seu poder de compra, os patrões buscam navegar na onda do Governo Federa, com a desregulamentação dos direitos conquistados e a liberalização da relação patrões e empregados.
Os sindicatos que representam os trabalhadores, recusaram a proposta patronal apresentada e mantém a posição de buscar a negociação da pauta de reivindicação dos metalúrgicos (9,22% mais 4% de aumento real).
Com os preços dos alimentos, do combustível, do gás de cozinha e da energia elétrica em crescimento galopante, são os trabalhadores que pagam a conta de um governo sem projeto político para o país.
Só a mobilização para frear essa ânsia de ataques aos direitos da categoria.
Natan teve uma longa e ativa trajetória na história dos Metalúrgicos na Bahia.
28 de abril – Dia Mundial em Memoria das Vitimas de Acidentes e Doenças do Trabalho
Decisão une Sindicato ao Ministério Público em favor aos trabalhadores.
Trabahadores estão satisfeitos com a ação do Sindicato em relação as melhorias negociadas com a RDA.
Empresa queria demitir grande número de trabalhadores mas o Sindicato agiu rápido e mudou a situação.
Facilitador da empresa estava assediando trabalhadores e o Sindicato cobrou uma atitude da Gerdau.
Nova norma (MTP nº 4219) determina que, tenha, pelo menos, 1 funcionário em todas empresas que cuide da prevenção e cuidados para este tipo de caso.
Dados da pesquisa realizada pelo PNAD mostram que no trimestre encerrado em outubro do ano passado, o número de desempregados era o mesmo de agora.
Empresa veio ocupara o lugar de antiga terceirizada na Oxiteno e pretendia reduzir salários e vale alimentação dos trabalhadores.
Empresa anunciou paralisação das atividades em fábrica de Camaçari, por tempo indeterminado.