Na quinta-feira 15, o presidente dos Estados Unidos chamou o sistema político de Cuba de 'fracassado'.
MIGUEL DÍAZ-CANEL, PRESIDENTE DE CUBA. FOTO: IRENE PÉREZ/CUBADEBATE
O presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, cobrou a revogação dos embargos econômicos impostos pelos Estados Unidos, em resposta a recentes declarações do chefe da Casa Branca, Joe Biden. Na quinta-feira 15, Biden chamou o sistema político cubano de “fracassado".
“Se o presidente Joseph Biden tivesse sincera preocupação humanitária pelo povo cubano, poderia eliminar as 243 medidas aplicadas pelo presidente Donald Trump, incluídas as mais de 50 impostas cruelmente durante a pandemia, como primeiro passo para o fim do bloqueio”, escreveu Díaz-Canel.
O líder comunista também rebateu diretamente a acusação de fracasso.
“Um Estado falido é aquele que, para agradar a uma minoria reacionária e chantagista, é capaz de multiplicar o dano a 11 milhões de seres humanos, ignorando a vontade da maioria dos cubanos, estadunidenses e da comunidade internacional”, afirmou, em referência à sessão da ONU em que todos os países votaram contra o bloqueio, menos os EUA e Israel.
Nos Estados Unidos, prosseguiu Canel, “por ineficácia de seu governo, não puderam salvar 600 mil falecidos por Covid-19”. Em seguida, disse que o país norte-americano “tem um vergonhoso recorde de guerras e violência; brutal repressão e assassinatos de cidadãos pela polícia; racismo e violações de direitos humanos”.
“Os EUA têm fracassado no empenho de destruir Cuba, apesar de, para consegui-lo, mal gastar bilhões de dólares”, concluiu Díaz-Canel.
Cuba é vítima de um bloqueio dos Estados Unidos há 60 anos. Em 2020, em plena pandemia, Havana anunciou prejuízo recorde devido aos embargos, superando pela 1ª vez a marca de 9 bilhões de dólares perdidos, sendo que em 2019 haviam batido o recorde com 5 bilhões de dólares de danos. Os embargos dificultam ou impedem a aquisição de itens essenciais, como alimentos, medicamentos, combustíveis e equipamentos. Biden, no entanto, ainda não sinalizou que revogará o bloqueio.
A troca de farpas ocorre depois que uma onda de protestos inéditos ocupou as ruas cubanas, em 11 de julho. Manifestantes clamaram por liberdade e direitos sociais. Segundo o governo, as queixas reportadas dizem respeito a efeitos dos embargos. Os dirigentes comunistas também indicam suspeitas de atuação de grupos financiados pelos Estados Unidos.
Fonte: Carta Capital
Natan teve uma longa e ativa trajetória na história dos Metalúrgicos na Bahia.
28 de abril – Dia Mundial em Memoria das Vitimas de Acidentes e Doenças do Trabalho
Decisão une Sindicato ao Ministério Público em favor aos trabalhadores.
Trabahadores estão satisfeitos com a ação do Sindicato em relação as melhorias negociadas com a RDA.
Empresa queria demitir grande número de trabalhadores mas o Sindicato agiu rápido e mudou a situação.
Facilitador da empresa estava assediando trabalhadores e o Sindicato cobrou uma atitude da Gerdau.
Nova norma (MTP nº 4219) determina que, tenha, pelo menos, 1 funcionário em todas empresas que cuide da prevenção e cuidados para este tipo de caso.
Dados da pesquisa realizada pelo PNAD mostram que no trimestre encerrado em outubro do ano passado, o número de desempregados era o mesmo de agora.
Empresa veio ocupara o lugar de antiga terceirizada na Oxiteno e pretendia reduzir salários e vale alimentação dos trabalhadores.
Empresa anunciou paralisação das atividades em fábrica de Camaçari, por tempo indeterminado.