Gestão 2021/2025 da CTB-BA contará com 5 metalúrgicos em suas secretarias.
O 5º Congresso Estadual da CTB-BA foi realizado em uma data histórica e elegeu uma mulher para dirigir a Central para a gestão 2021/2025. Com a participação de 600 delegados e delegadas de toda Bahia, durante os dias 02 e 03 de julho, foram debatidos os caminhos do sindicalismo classista em nosso país e os desafios dos trabalhadores e trabalhadoras na atual conjuntura político-econômica.
Os trabalhos foram iniciados com a apresentação da relatoria dos debates do congresso. Emanuel Souza, dirigente da CTB-Ba, fez a apresentação do trabalho efetuado pela Comissão de Sistematização. Todas as emendas apresentadas no grupo de discussão foram incluídas no documento final do 5 Congresso da CTB-BA.
A Tese Estadual, que foi aprovada pela ampla maioria dos delegados e delegadas presentes no congresso da CTB-BA, foi votada logo em seguida. Posteriormente, foram eleitos a nova diretoria e a delegação ao Congresso Nacional da CTB. O Congresso foi encerrando, após a eleição, em um clima de bastante unidade.
Rosa de Souza, comerciaria, Presidenta do Sintrasuper, foi eleita como a nova presidenta da CTB-BA. Muito emocionada, homenageou aos seus pais e avaliou positivamente o congresso. “Eu agradeço a confiança das forças que compõem nossa direção estadual, nossa militância, aos homens e mulheres combativas da nossa CTB. Teremos pela frente muitos desafios. O desafio maior é o de reencantar nosso povo pela política, desafiar esse governo e derrotar esse projeto em curso no país comandado por essa extrema direita genocida para esperançar nosso povo, a classe trabalhadora para um novo país. Esse é o nosso sonho, um país desenvolvido, liberto das garras dessa extrema-direita. Quero lembrar a importância do pai, sempre combativo e minha adorada mãe, sempre guerreira nos momentos mais difíceis da nossa vida. Viva a CTB. Viva o 5º Congresso da CTB BA. ”, finaliza a presidenta eleita.
Os Metalúrgicos não só estiveram presentes no Congresso, como também farão parte da nova gestão 2021/2025. Foram eleitos para a nova direção da Central no Estado, a metalúrgica Flora Lassance, para a Secretária de Mulheres, Ângela Arcanjo, como Secretária da Indústria, Francisco Silva, como Secretário de Relações Internacionais e os dirigentes: Silvio Pinheiro e o ex presidente da CTB-Ba, Pascoal Carneiro, metalúrgico aposentado, para a Diretoria Plena.
É a presença dos metalúrgicos classistas no fortalecimento da maior seção estadual da Central no país!
Natan teve uma longa e ativa trajetória na história dos Metalúrgicos na Bahia.
28 de abril – Dia Mundial em Memoria das Vitimas de Acidentes e Doenças do Trabalho
Decisão une Sindicato ao Ministério Público em favor aos trabalhadores.
Trabahadores estão satisfeitos com a ação do Sindicato em relação as melhorias negociadas com a RDA.
Empresa queria demitir grande número de trabalhadores mas o Sindicato agiu rápido e mudou a situação.
Facilitador da empresa estava assediando trabalhadores e o Sindicato cobrou uma atitude da Gerdau.
Nova norma (MTP nº 4219) determina que, tenha, pelo menos, 1 funcionário em todas empresas que cuide da prevenção e cuidados para este tipo de caso.
Dados da pesquisa realizada pelo PNAD mostram que no trimestre encerrado em outubro do ano passado, o número de desempregados era o mesmo de agora.
Empresa veio ocupara o lugar de antiga terceirizada na Oxiteno e pretendia reduzir salários e vale alimentação dos trabalhadores.
Empresa anunciou paralisação das atividades em fábrica de Camaçari, por tempo indeterminado.