A Frente Parlamentar foi criada pela Deputada Estadual Olívia Santana diante do clamor do Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari.
Diante a crise gerada em função do encerramento das atividades da montadora Ford, com forte impacto na economia baiana e com grave impacto na questão do emprego, foi aprovada a criação da Frente Parlamentar em Defesa da Indústria, do Emprego e de Apoio aos Trabalhadores da Ford. O projeto da Deputada Estadual Olívia Santana foi lançado na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), no dia 25 de fevereiro.
A Frente Parlamentar é resultado do clamor do Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari para criar medidas que possam reduzir os danos causados pelo fechamento da Ford no Brasil. As deliberações aprovadas em audiência pública consistem em:
• Promover a luta pela vacina para todos e todas;
• Defender a continuidade do Auxílio emergencial de 600 reais;
• Solicitar do governador Rui Costa a reativação do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social
• Realizar jornada de lutas em defesa do emprego;
• Propor adesão das empresas a planos de igualdade e diversidade;
• Considerando que a planta do complexo da Ford de Camaçari é uma das mais avançados do mundo, dentro do padrão da indústria 4.0, capaz de produzir veículos com alta tecnologia e valor agregado, propor legislação que transforme esse parque industrial em utilidade pública para atração de novos negócios.
Natan teve uma longa e ativa trajetória na história dos Metalúrgicos na Bahia.
28 de abril – Dia Mundial em Memoria das Vitimas de Acidentes e Doenças do Trabalho
Decisão une Sindicato ao Ministério Público em favor aos trabalhadores.
Trabahadores estão satisfeitos com a ação do Sindicato em relação as melhorias negociadas com a RDA.
Empresa queria demitir grande número de trabalhadores mas o Sindicato agiu rápido e mudou a situação.
Facilitador da empresa estava assediando trabalhadores e o Sindicato cobrou uma atitude da Gerdau.
Nova norma (MTP nº 4219) determina que, tenha, pelo menos, 1 funcionário em todas empresas que cuide da prevenção e cuidados para este tipo de caso.
Dados da pesquisa realizada pelo PNAD mostram que no trimestre encerrado em outubro do ano passado, o número de desempregados era o mesmo de agora.
Empresa veio ocupara o lugar de antiga terceirizada na Oxiteno e pretendia reduzir salários e vale alimentação dos trabalhadores.
Empresa anunciou paralisação das atividades em fábrica de Camaçari, por tempo indeterminado.