Em agosto, a taxa de desemprego no conjunto de regiões acompanhadas pela Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) do Dieese teve uma ligeira queda, para 10,6% contra uma taxa de 10,9% em julho. A PED abrange as regiões metropolitanas de Belo Horizonte, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Salvador e São Paulo, mais o Distrito Federal. A taxa atual recuou também em comparação com agosto de 2012, quando chegava a 11,1%. O total de desempregados é estimado em 2.355 mil.
O nível de ocupação cresceu 0,4%, em relação a julho e o total de ocupados chegou a 19.909 mil. Em relação a agosto de 2012, o crescimento foi de 0,5%. No mês, comércio e reparação de veículos automotores foi o ramo que teve maior crescimento (1,3%, com geração de 49 mil postos) e a construção civil foi o destaque negativo (-0,1%, com o fechamento de 2 mil vagas). Em 12 meses, porém, comércio (4,1%) e construção (3,6%) registraram comportamento positivo.
Em julho, no conjunto das regiões pesquisadas, houve aumento do rendimento médio real (1,2%), o que elevou o valor médio para R$ 1.632; e para o salário médio (0,6%) que correspondeu a R$ 1.677. Na comparação com igual período em 2012, houve incremento de 1,0% para os rendimentos dos ocupados e de 1,3%, para os assalariados.
Fonte: Portal CTB com informações do Dieese
Natan teve uma longa e ativa trajetória na história dos Metalúrgicos na Bahia.
28 de abril – Dia Mundial em Memoria das Vitimas de Acidentes e Doenças do Trabalho
Decisão une Sindicato ao Ministério Público em favor aos trabalhadores.
Trabahadores estão satisfeitos com a ação do Sindicato em relação as melhorias negociadas com a RDA.
Empresa queria demitir grande número de trabalhadores mas o Sindicato agiu rápido e mudou a situação.
Facilitador da empresa estava assediando trabalhadores e o Sindicato cobrou uma atitude da Gerdau.
Nova norma (MTP nº 4219) determina que, tenha, pelo menos, 1 funcionário em todas empresas que cuide da prevenção e cuidados para este tipo de caso.
Dados da pesquisa realizada pelo PNAD mostram que no trimestre encerrado em outubro do ano passado, o número de desempregados era o mesmo de agora.
Empresa veio ocupara o lugar de antiga terceirizada na Oxiteno e pretendia reduzir salários e vale alimentação dos trabalhadores.
Empresa anunciou paralisação das atividades em fábrica de Camaçari, por tempo indeterminado.