A crise financeira na SERTEL continua atrapalhando a vida dos trabalhadores. Na terça-feira, o Sindicato dos Metalúrgicos de Simões Filho realizou uma grande assembleia com os trabalhadores que atuam em Bálsamo. Em Taquipe, também foi feita uma mobilização durante toda a manhã.
Por volta das 6h da manhã, o acesso ao campo da empresa que fica em Bálsamo foi fechado, impedindo a entrada na fábrica. Dezenas de trabalhadores estiveram em assembleia por mais de três horas.
Diante da mobilização dos trabalhadores, representantes da Petrobrás agendaram uma reunião ainda nesta terça, com os sindicatos dos Metalúrgicos e com o dos Petroleiros, no escritório da petrolífera, na Pituba. A Petrobras prometeu que a ata e os contratos seriam entregues a SERTEL. Uma nova reunião foi marcada para esta quinta (26), às 15h, na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, onde será discutida a situação dos empregados que atuam no Ativo Norte, Ativo Sul e Redes.
Entre os principais problemas estão o atraso de salários, do tíquete alimentação, férias vencidas, apropriação indébita dos valores descontados do salário e não repassados à financeira (empréstimos compulsórios), sem falar no FGTS e INSS, cujos valores também não estão sendo repassados.
O Sindicato promete continuar lutando para preservar os direitos dos trabalhadores. “Novas paralisações serão realizadas em campos onde a Sertel atua e a Petrobrás não fiscaliza”, diz um diretor da entidade.
Natan teve uma longa e ativa trajetória na história dos Metalúrgicos na Bahia.
28 de abril – Dia Mundial em Memoria das Vitimas de Acidentes e Doenças do Trabalho
Decisão une Sindicato ao Ministério Público em favor aos trabalhadores.
Trabahadores estão satisfeitos com a ação do Sindicato em relação as melhorias negociadas com a RDA.
Empresa queria demitir grande número de trabalhadores mas o Sindicato agiu rápido e mudou a situação.
Facilitador da empresa estava assediando trabalhadores e o Sindicato cobrou uma atitude da Gerdau.
Nova norma (MTP nº 4219) determina que, tenha, pelo menos, 1 funcionário em todas empresas que cuide da prevenção e cuidados para este tipo de caso.
Dados da pesquisa realizada pelo PNAD mostram que no trimestre encerrado em outubro do ano passado, o número de desempregados era o mesmo de agora.
Empresa veio ocupara o lugar de antiga terceirizada na Oxiteno e pretendia reduzir salários e vale alimentação dos trabalhadores.
Empresa anunciou paralisação das atividades em fábrica de Camaçari, por tempo indeterminado.