Saúde e a vida da classe trabalhadora
O Controle Social do SUS, através da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTT) do Conselho Estadual de Saúde da Bahia (CES-BA) vem a público REPUDIAR viementemente o Ato de Revogação da Portaria GM/MS N° 2.309/2020 publicada em 28/08/2020. Consideramos um equívoco sem precedente na atual conjuntura política-social-econômica em que vivemos, com o agravamento da concepção de Estado Mínimo pelo governo federal mesmo em tempos de "calamidade pública" por conta da Pandemia. Vale ressaltar que a referida Portaria é fruto de um longo processo de resistência e luta da classe trabalhadora e foi conquistada após um longo processo de debates, Conferências, estudos, revisão, consultas e atualização tendo a participação dos atores que protagonizam a relação Capital x Trabalho no Brasil evidenciadas por suas representações sindicais além da efetiva participaçao da área Acadêmica e de Pesquisa é Extensão na área saúde x trabalho, a área Técnica de ST no SUS e demais gestores (as) da RENAST em todo o Brasil, e por fim sendo aprovada pelo Colegiados de Gestão do SUS em todos os níveis e em particular pelo Controle Social a partir dos Conselhos de Saúde. Nesse sentido EXIGIMOS a imediata re-edição da Portaria GM/MS N° 2.309 sem nenhuma alteração conforme a publicação no D.O.U de 28/08/2020.
Clique aqui e veja o Manifesto
FRANCISCO JOSE SOUSA E SILVA
Conselheiro Estadual de Saúde - Representante da CTB-BA
Coordenador em Exercício da CISTT/CES-BA.
Natan teve uma longa e ativa trajetória na história dos Metalúrgicos na Bahia.
28 de abril – Dia Mundial em Memoria das Vitimas de Acidentes e Doenças do Trabalho
Decisão une Sindicato ao Ministério Público em favor aos trabalhadores.
Trabahadores estão satisfeitos com a ação do Sindicato em relação as melhorias negociadas com a RDA.
Empresa queria demitir grande número de trabalhadores mas o Sindicato agiu rápido e mudou a situação.
Facilitador da empresa estava assediando trabalhadores e o Sindicato cobrou uma atitude da Gerdau.
Nova norma (MTP nº 4219) determina que, tenha, pelo menos, 1 funcionário em todas empresas que cuide da prevenção e cuidados para este tipo de caso.
Dados da pesquisa realizada pelo PNAD mostram que no trimestre encerrado em outubro do ano passado, o número de desempregados era o mesmo de agora.
Empresa veio ocupara o lugar de antiga terceirizada na Oxiteno e pretendia reduzir salários e vale alimentação dos trabalhadores.
Empresa anunciou paralisação das atividades em fábrica de Camaçari, por tempo indeterminado.