Notícias

Trabalhadores da Vanádio reafirmam PPR igual á todos

Geral, 19 de Agosto de 2020 às 12:09h

Empresa dificulta negociação da PPR que já se arrasta desde março deste ano.

 

O STIM Maracás realizou assembleia com os trabalhadores da Empresa Vanádio de Maracás SA, na manhã de ontem, terça-feira, 18. Na reunião, ficou reafirmada a manutenção da proposta inicial de quatro salários e meio, para todos os colaboradores da Empresa.

 

A assembleia foi realizada na localidade de Pé de Serra, distrito de Maracás, e constou com a participação de dirigentes do Sindicato dos Mineradores de Jacobina, da Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos e Mineiros do Estado da Bahia (FETIM-BA), do Stim-Maracás e da Comissão de Trabalhadores.

 

Na Assembleia, dirigentes e trabalhadores, além de falarem sobre a PPR, também abordaram os temas racismo, violência policial e assédio moral dentro da Vanádio. Sobre a decisão tomada sobre a PPR, todos concordaram que a atual forma de pagamento, traz à tona justamente a tal superioridade, “É como se dissessem sou mais importante por isto tenho que ganhar mais. Quando deveria ser, estamos juntos, portanto, vamos dividir por igual”, afirma Aurelino, dirigente da FETIM-BA.

 

A discussão sobre a PPR se arrasta desde março, entre a comissão eleita para representar os trabalhadores e os representantes do Sindicato contra os representantes da Empresa, que insistem na pratica da desigualdade: chão de fábrica recebe apenas 01 (um) salario nominal, supervisores 02 (dois) salários, coordenadores 04 (quatro) salários e gerentes mais de 05 (cinco) salários.

 

Na verdade, a forma já traz ganho diferenciado entre as funções, quando se trata de salario nominal, ou seja, a proposta da Comissão e Sindicato é sobre salários e não valores. “Os salários de supervisores, coordenadores, gerentes já são salários mais elevados. Portanto, na realidade, estes já receberão um valor muito maior que o chamado chão de fábrica”, explica Roberval Almeida, dirigente do Sindicato dos Mineradores de Jacobina. 

 

Para Paulo Roberto, secretario de comunicação do Stim-Maracás, é hora de parabenizar os trabalhadores que tem se mostrado unidos e de forma unanime tem colaborado com a Comissão e o Stim. “Durante a assembleia ficaram e prestigiaram, mesmo, debaixo do sol, até o encerramento e ao final aplaudiram”, destaca Paulo.

 

Trabalhadores e Sindicatos agora esperam ansiosos, por uma resposta positiva da Vanádio. Caso isto não aconteça, novas assembleias serão marcadas.

Outras Notícias

Acesso restrito

Boletim Online

Cadastre-se e receba nossos boletins.

Parceiros