Notícias

Diretores do STIM-Maracás visitam mineração em Iramaia

Geral, 04 de Agosto de 2020 às 12:21h

Diretores avaliam condições de trabalho, segurança dos trabalhadores e serviços das Mineradoras da região.

 

 

Osmar Santos e Edmarcos de Araújo, diretores do Sindicato dos trabalhadores Mineiro de Maracás e Região, fizeram uma visita a Mineração de Quartzito, localizada no distrito Fazenda Altamira, Município de Iramaia-Bahia há 400 km de Salvador, na última terça-feira, 28.

A visita faz parte do planejamento da diretoria do Sindicato, de realizar levantamento das atividades de mineração nos municípios de abrangência territorial da entidade sindical.

O município de Iramaia conta com grande quantidade de quartzito, granito, além do ouro, que também será explorado pela empresa Envirometals Participações AS, em breve.

O quartzito é uma rocha metamórfica, cujo componente principal é o quartzo (mais de 75% como ordem de grandeza). Outros constituintes são a moscovita, biotita, sericita, turmalina e dumortierita. O quartzito é um material muito utilizado em construção civil, não apenas como rocha ornamental, mas também como rocha estrutural, podendo ser empregado como embasamentos, aterros e até mesmo como agregado para o concreto.

No local, os diretores encontraram trabalhadores realizando serviços preliminares de preparação para extração do quartzito, que será feito pela empresa Pettrus Mineração e Comercio LTDA, detentora da licença para extração do minério. 

Segundo informações da empresa, são 10 trabalhadores para este momento, podendo, depois da pandemia, triplicar este número. Salários pagos em dia, também foi notado que todos presentes estavam com os matérias de segurança adequados. 

Ainda em Iramaia, na localidade denominada Fazenda Campo Alegre, a Empresa Toledo Granitos do Brasil obteve da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, licença ambiental, para extração de jazida de quartzito.

Outro projeto importante e mais esperado também no Município de Iramaia é o Jurema Leste, a exploração de ouro, cujo contrato para exploração foi assinado dia 25 de outubro do ano passado entre a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) e a Envirometals Participações.  Quando estiver em operação, a mina deverá render cerca de R$ 5 milhões por ano ao estado em royalties, além dos impostos para o município de Iramaia e de centenas de empregos diretos .

Os dirigentes ressaltam a grande importância destas visitas do sindicato nestas empresas, principalmente nas localidades mais longínquas, para presenciar como os funcionários estão trabalhando, quais as condições de segurança, se seus direitos e garantias estão sendo respeitados. Para Edmarcos, diretor do Stim Maracás, este trabalho continuará com mais intensidade e em mais localidades nos dezessete municípios de abrangência da entidade.

Outras Notícias

Acesso restrito

Boletim Online

Cadastre-se e receba nossos boletins.

Parceiros