Notícias

Sindicato garante emprego e pagamento de salário líquido em lay-off no Complexo

Geral, 16 de Julho de 2020 às 20:39h

Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari garante emprego e pagamento de salário líquido em lay-off no Complexo Ford

 

O Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari garantiu em negociação com o Complexo Ford o emprego de 1.600 trabalhadores do setor operacional (1000 da Ford e 600 das autopeças), que entram em lay-off por 90 dias, com pagamento do salário integral.

A preservação dos empregos foi possível graças ao Acordo Coletivo fechado recentemente pelo Sindicato, que garantiu estabilidade do emprego por quatro anos. Ou o cenário poderia ser de centenas, até milhares de demissões ou corte de direitos, como tem ocorrido em montadoras em outras partes do país.

Diante da crise no setor automotivo provocada pela estagnação da economia, a implementação do layoff, como ocorreu em 2016, foi uma alternativa para assegurar a empregabilidade, agora com uma grande vitória que é a manutenção do pagamento do salário integral.

Os 1.600 trabalhadores dos três turnos que entram em lay-off a partir do dia 1º de agosto até 1º de novembro vão passar por curso de qualificação online do Senai durante esse período.

“Em primeiro lugar, nossa preocupação é com a saúde e a vida do trabalhador, por isso estamos desde o começo da pandemia discutindo e conquistando medidas que assegurem a segurança no chão de fábrica. Em segundo lugar, estamos conseguindo preservar o emprego e os direitos dos trabalhadores, num momento tão delicado para a saúde pública e a economia do país”, explica Júlio Bonfim, presidente do Sindicato.


 

JÚLIO BONFIM - PRES. DO SINDICATO DOS METALÚRGICOS DE CAMAÇARI

 

Outras Notícias

Acesso restrito

Boletim Online

Cadastre-se e receba nossos boletins.

Parceiros