Notícias

UIS Metal lamenta a morte de 162 trabalhadores mineiros em Mianmar

Geral, 03 de Julho de 2020 às 13:06h

UIS Metal lamenta a morte de 162 trabalhadores mineiros em Mianmar

 

 

A União Internacional Sindical de Metalúrgicos e Mineiros (UISMM) da Federação Sindical Mundial (FSM) vem a público para lamentar a tragédia que resultou na morte de 162 trabalhadores mineiros na região Norte de Mianmar, perto da fronteira com a China. Estima-se que há ainda dezenas de pessoas desaparecidas sob os escombros.

A tragédia se deu após um forte deslizamento de terra nesta quinta-feira (2/7). Os mineiros estavam extraindo jades quando a mina, no remoto vilarejo de Hpakant, em Kachin, foi invadida por uma onda de lama provocada pelas fortes chuvas que atingiram a região. Não se trata de um acidente isolado, já que fenômenos parecidos já ocorreram em outras ocasiões, também com vítimas fatais. 

Mianmar é o maior produtor mundial de jadeíta, uma variedade de jade bastante valorizada que é extraída principalmente nas montanhas de Kachin.
A UISMM envia sua solidariedade às famílias das vítimas e exige que as autoridades do país investiguem com rapidez a tragédia, punindo os responsáveis caso irregularidades sejam averiguadas. 

Salvador (Brasil), 3 de julho de 2020.
Francisco Sousa – Secretário-geral da UISMM

Outras Notícias

Acesso restrito

Boletim Online

Cadastre-se e receba nossos boletins.

Parceiros