Setor Automotivo
O Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari conseguiu melhorar ainda mais o acordo que beneficia os trabalhadores do Complexo Ford, após reunião nesta quarta-feira (29/4).
Entre os ajustes positivos conquistados pela entidade, estão a antecipação da data de pagamento e o aumento do percentual da primeira parcela da PLR. O Sindicato insistiu que a Ford cumprisse o estabelecido no Acordo Coletivo, no final do ano passado. Então, a primeira parcela que seria em julho será paga já no dia 21 de maio. O percentual aumentou de 30% para 40% (ou seja, R$ 6.200,00 dos R$ 15.500,00 do valor total). Os outros 60% serão pagos no final do ano, junto com todos os indicadores e encargos do governo.
Outro avanço importante é, além da estabilidade individual de seis meses, a garantida de estabilidade coletiva por 4 anos, protegendo os trabalhadores ainda mais de qualquer agravamento da crise na economia e de instabilidade do mercado.
O Sindicato ainda conseguiu que a PLR, 13º salário e férias coletivas sejam computadas como se os trabalhadores estivessem trabalhando, mesmo estando em casa durante dois meses (maio e junho para o segundo e terceiro turnos; e maio e julho para o primeiro turno). Essa conquista é fundamental para os cálculos financeiros, que vão beneficiar os funcionários da montadora.
O STIM Camaçari também discutiu a situação dos trabalhadores que têm empréstimos consignados com o Itaú. A Ford vai divulgar um comunicado onde informa que o banco aceitou suspender o pagamento em maio, junho e julho, mas com pagamento de juros. Assim, o pagamento voltaria a ser cobrado em agosto. Com base nesse comunicado da empresa, o trabalhador vai poder optar por suspender o pagamento ou continuar pagando o empréstimo para evitar juros.
Importante lembrar também que o reajuste salarial da database será aplicado normalmente em 1º de julho para todos os trabalhadores, como consta no Acordo Coletivo.
Todos os pagamentos dos salários no período da suspensão de contrato de trabalho serão (parte empresa e parte governo) realizados da seguinte forma: um único pagamento do valor total no final do mês. Quando o trabalhador no mês estiver trabalhando em jornada reduzida o pagamento será realizado com adiantamento quinzenal e pagamento no final do mês.
“Conseguimos avanços fundamentais para garantir ainda mais direitos para o chão de fábrica, com aumento do percentual da PLR e antecipação da data de pagamento, e assegurando uma tabela salarial equilibrada: quem ganha menos não vai ter desconto ou o desconto será mínimo. Esse acordo é tão expressivo que influenciou sindicatos de outras bases no país, como Taubaté. Por isso, vamos continuar vigilantes e voltando sempre à mesa de negociação quando necessário para dar seguimento às conquistas na Ford”, explica Júlio Bonfim, pres. do Sindicato.
Fonte - Sindicato Metalúrgicos de Camacari
Natan teve uma longa e ativa trajetória na história dos Metalúrgicos na Bahia.
28 de abril – Dia Mundial em Memoria das Vitimas de Acidentes e Doenças do Trabalho
Decisão une Sindicato ao Ministério Público em favor aos trabalhadores.
Trabahadores estão satisfeitos com a ação do Sindicato em relação as melhorias negociadas com a RDA.
Empresa queria demitir grande número de trabalhadores mas o Sindicato agiu rápido e mudou a situação.
Facilitador da empresa estava assediando trabalhadores e o Sindicato cobrou uma atitude da Gerdau.
Nova norma (MTP nº 4219) determina que, tenha, pelo menos, 1 funcionário em todas empresas que cuide da prevenção e cuidados para este tipo de caso.
Dados da pesquisa realizada pelo PNAD mostram que no trimestre encerrado em outubro do ano passado, o número de desempregados era o mesmo de agora.
Empresa veio ocupara o lugar de antiga terceirizada na Oxiteno e pretendia reduzir salários e vale alimentação dos trabalhadores.
Empresa anunciou paralisação das atividades em fábrica de Camaçari, por tempo indeterminado.