Notícias

Sindicato busca medidas para conter o covid19

Geral, 16 de Abril de 2020 às 07:39h

 O Sindicato dos Mineiros de Maracas cobrou providências no sentido de conter a propagação do coronavirus. Na Vanádio de Maracas, os trabalhadores que fazem parte do grupo de risco foram dispensados das atividades, outros foram postos em home office e teletrabalho, ainda segundo a presidenta do STIM Maracas, o número de trabalhadores nos ônibus foi reduzido com a colocação de mais veículos, além do uso de álcool gel.                                                                          

Na Mineradora Atlantic Nickel, localizada em Itagibá, foram tomadas algumas medidas como: retirada da metade das cadeiras do restaurante para diminuir sua capacidade e na fila o distanciamento de 2 metros, nos ônibus duas poltronas para cada trabalhador.                                           

Na Fagundes Construção e Mineração, empresa terceira que opera dentro da mina da Vanádio Maracas, depois que seus trabalhadores cruzaram os braços por falta de medidas no sentido de evitar contaminação pelo coronavirus, acordou com o STIM as seguintes medidas: dividir a equipe, ou seja,50% trabalham dois dias enquanto o outro grupo fica em casa, havendo um revezamento e consequentemente uma redução no número de trabalhadores nos transportes e no ambiente de trabalho. Outra medida foi manter trabalhadores residentes no município de Jequié, em casa.                                                                           

O setor mineral brasileiro é responsável pela geração de 200 mil empregos diretos, o Estado da Bahia em 2019 acumulou aproximadamente 16 mil postos de trabalho direto,1,9% do PIB, mas diante da pandemia que assola o mundo, neste momento o direcionamento tem que ser no sentido de combater o vírus, preservando a vida dos trabalhadores.  

 No plano nacional, segundo o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), as mineradoras tem buscado manter o nível de produção de minérios, afirmando que de forma segura com implantações de medidas protetivas, mas em período de isolamento social, essa é a forma mais eficaz para conter a contaminação e só as atividades essenciais para garantir as condições básicas de atendimento a população, tendo enquanto prioridade a saúde.

Outras Notícias

Acesso restrito

Boletim Online

Cadastre-se e receba nossos boletins.

Parceiros