Obrigar os funcionários a trabalhar em expediente normal, em um dia de feriado municipal decretado parece ser pouco para a Remax, situada no Porto Seco de Pirajá. Várias denúncias graves contra a empresa foram encaminhadas ao Sindicato dos Metalúrgicos da Bahia.
“A empresa vem praticando banco de horas a sem a devida concordância com o Sindicato, contrariando a Convenção Coletiva e provocando prejuízo aos trabalhadores. Quando fazem a compensação aos sábados, os funcionários são prejudicados, pois não recebem o acréscimo de 80% em relação às horas normais trabalhadas”, diz um diretor sindical.
Outra situação grave é o descumprimento da cláusula 15 da CCT, que determina o reembolso das despesas com medicamentos. Segundo o Sindicato, os funcionários, após apresentarem a nota fiscal que comprovam as despesas, não estão tendo a restituição dos valores.
Como se não bastassem tantos descasos, a Remax também vive um clima de insegurança. De acordo com denúncias, os tampões das válvulas sob pressão são confeccionados com material de péssima qualidade, o que pode causar um acidente, inclusive com morte.
“É muito importante que a Petrobras, através do seu serviço de Engenharia, e Segurança do Trabalho, analise as denúncias dos trabalhadores. O Sindicato dos Metalúrgicos da Bahia vai acionar a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego e cobrar uma fiscalização”, diz outro dirigente sindical.
Natan teve uma longa e ativa trajetória na história dos Metalúrgicos na Bahia.
28 de abril – Dia Mundial em Memoria das Vitimas de Acidentes e Doenças do Trabalho
Decisão une Sindicato ao Ministério Público em favor aos trabalhadores.
Trabahadores estão satisfeitos com a ação do Sindicato em relação as melhorias negociadas com a RDA.
Empresa queria demitir grande número de trabalhadores mas o Sindicato agiu rápido e mudou a situação.
Facilitador da empresa estava assediando trabalhadores e o Sindicato cobrou uma atitude da Gerdau.
Nova norma (MTP nº 4219) determina que, tenha, pelo menos, 1 funcionário em todas empresas que cuide da prevenção e cuidados para este tipo de caso.
Dados da pesquisa realizada pelo PNAD mostram que no trimestre encerrado em outubro do ano passado, o número de desempregados era o mesmo de agora.
Empresa veio ocupara o lugar de antiga terceirizada na Oxiteno e pretendia reduzir salários e vale alimentação dos trabalhadores.
Empresa anunciou paralisação das atividades em fábrica de Camaçari, por tempo indeterminado.